O procurador-geral da Flórida, James Uthmeier, anunciou nesta segunda-feira (19/8) que todos os postos de inspeção agrícola de caminhões do estado também funcionarão como pontos de checagem de imigração, em parceria com o ICE. A decisão ocorre após um acidente em 12 de agosto na Turnpike, em que um caminhoneiro indiano em situação irregular teria feito uma manobra proibida, resultando em três mortes.
Segundo Uthmeier, estados como Califórnia e Washington emitiram carteiras de motorista comerciais de forma irregular para o motorista envolvido, Harjinder Singh, acusado de homicídio culposo de trânsito e violações migratórias. Ele foi extraditado, está preso na Flórida sem direito a fiança e também enfrenta processo de deportação.
Os 23 postos de inspeção da Florida Department of Agriculture and Consumer Services (FDACS), antes voltados a evitar pragas e produtos agrícolas inseguros, passarão a verificar também documentos falsos, proficiência em inglês e condições dos veículos. Todos os agentes foram certificados no programa federal 287(g), que permite a atuação de policiais estaduais como agentes de imigração.
A medida dividiu opiniões entre caminhoneiros. Alguns defenderam a checagem migratória como forma de aumentar a segurança viária, enquanto outros consideraram o controle excessivo, já que a fiscalização rodoviária já inclui inspeções rigorosas em postos de pesagem e segurança do transporte.
Fonte: CBS

