Um memorando interno obtido pela CBS News revelou que o Departamento de Segurança Interna (DHS) solicitou ao Pentágono o uso da Estação Naval Great Lakes, em Illinois, como base de apoio para até 250 agentes federais e 140 veículos. A medida visa coordenar uma ampla operação de imigração na região metropolitana de Chicago, voltada a imigrantes suspeitos de estarem ilegalmente nos EUA.
Segundo o documento, a base — a maior instalação da Marinha no estado — funcionará como posto de comando e centro de operações táticas, além de armazenar suprimentos médicos e munições não letais. As forças começaram a chegar ao local nesta semana, e a operação pode durar pelo menos 30 dias.
As batidas deverão ser lideradas por ICE e CBP, que já atuaram em operações semelhantes na Califórnia, incluindo prisões em estacionamentos, locais de trabalho e áreas públicas. O DHS afirmou que seguirá atuando em cidades como Chicago e Boston, reforçando o discurso do governo Trump de que “nenhum lugar é seguro para imigrantes ilegais criminosos”.
Esta ação reforça a ampliação inédita do uso das Forças Armadas em operações migratórias no segundo mandato de Trump. Além do envio de milhares de soldados à fronteira sul, o governo tem utilizado aviões militares em deportações e convertido bases como Guantánamo e Fort Bliss em centros de detenção. Em junho, o presidente chegou a enviar tropas da Guarda Nacional a Los Angeles para conter protestos contra batidas migratórias, decisão depois considerada ilegal por um juiz federal.
Fonte: CBS

