Setenta e uma pessoas, incluindo autoridades eleitas de Nova York, foram presas na quinta-feira (18) durante um protesto em frente ao prédio federal de 26 Federal Plaza, em Manhattan, que abriga escritórios do Serviço de Imigração e Alfândega (ICE). Entre os detidos estavam o controlador da cidade, Brad Lander, dois senadores estaduais e nove deputados da Assembleia de Nova York.
Os manifestantes tentavam acessar o 10º andar do edifício, que funciona como centro de detenção provisória de migrantes. Segundo Lander, o objetivo era fiscalizar as condições do espaço, que ele chamou de “prisão de fato”. O Departamento de Segurança Interna (DHS), no entanto, acusou o grupo de “obstruir a lei” e “causar tumulto”.
Após as prisões, o prédio foi colocado em lockdown devido a uma ameaça de bomba. O local tem sido alvo de protestos recorrentes em meio ao endurecimento da política migratória do governo Trump. Em junho, Lander já havia sido preso em manifestação semelhante, mas negou acusações de agressão contra um policial.
A ação ocorreu dias depois de um juiz federal ordenar ao governo que melhore as condições dos migrantes detidos em 26 Federal Plaza, após denúncias de falta de higiene, superlotação e restrição a advogados.
Fonte: ABC

