Os 200 membros da Guarda Nacional da Califórnia enviados a Portland, Oregon, e outros 200 da Guarda Nacional do Texas destacados para Chicago retornarão aos seus estados de origem, segundo informaram dois oficiais dos Estados Unidos. As tropas, colocadas sob comando federal em outubro pelo presidente Donald Trump, chegaram às cidades, mas nunca foram empregadas operacionalmente, devido a disputas judiciais ainda em curso.
Na noite de sexta-feira, o Comando Norte dos EUA já havia sinalizado mudanças na missão ao afirmar, em postagem no X, que o Departamento de Defesa ajustaria sua presença sob **status Title 10** em Portland, Los Angeles e Chicago “para garantir uma atuação constante e duradoura”.
Com a decisão, a Califórnia manterá uma força de prontidão de 100 soldados e o Texas conservará 200 voluntários para a missão, segundo um dos oficiais. Já os 200 membros da Guarda Nacional de Illinois, também federalizados para atuar em Chicago, permanecerão em serviço ativo.
No caso do Oregon, haverá uma redução: dos 200 soldados federalizados, apenas 100 continuarão em serviço ativo.
As restrições impostas por tribunais federais impediram que as tropas exercessem qualquer operação desde sua chegada às cidades.
Fonte: ABC

