O Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos (DHS) iniciou nesta quarta-feira uma nova operação de repressão migratória em Nova Orleans, segundo autoridades federais. A ação, descrita como focada em imigrantes envolvidos em crimes graves, amplia as varredas já conduzidas pelo governo Trump em cidades como Los Angeles, Chicago e Charlotte.
De acordo com Tricia McLaughlin, secretária assistente do DHS, o objetivo é capturar imigrantes que foram soltos após serem presos por delitos como invasão de domicílio, assaltos à mão armada e estupro. A pasta não detalhou quantos agentes serão mobilizados. O estado da Louisiana vinha se preparando há semanas para a operação, que conta com apoio do governador republicano Jeff Landry, aliado próximo de Donald Trump.
McLaughlin criticou políticas de cidades santuário, alegando que elas colocam comunidades em risco ao liberar imigrantes em situação irregular acusados de crimes. Landry, por sua vez, tem alinhado a política estadual à agenda de endurecimento migratório do governo federal.
Fonte: ABC

