Cidadania Americana

  • ImigraçãoDúvidas FrequentesCidadania Americana

Por que se tornar cidadão dos Estados Unidos?

Os residentes permanentes possuem a maioria dos direitos dos cidadãos dos Estados Unidos. Mas há muitas razões importantes para considerar a cidadania americana. Aqui estão algumas boas razões: demonstrar seu patriotismo; votar; participar de júris; viajar com passaporte americano; trazer membros da família para os EUA; obter cidadania para filhos nascidos no exterior; ter direito a empregos federais; eleger-se para cargos públicos; manter a residência; ter direito a bolsas de estudo e subsídios federais; obter benefícios públicos.

Como tornar-se cidadão?

O processo de se tornar cidadão dos EUA é chamado de “naturalização”. É possível entrar com o pedido de naturalização uma vez que tenha atendido às seguintes exigências:

Ter morado nos EUA por, pelo menos, cinco anos como residente permanente (ou três anos, se casado e vivendo com cidadão americano).

Ter estado presente nos EUA durante, pelo menos, 30 meses nos últimos cinco anos (ou 18 meses nos últimos três anos, se casado e vivendo com cidadão americano).

Ter morado no estado ou distrito USCIS pelo menos três meses antes de entrar com o pedido.

Para mais informações ou iniciar o processo de naturalização, acesse: http://www.uscis.gov.

Quais as exigências para a naturalização?

As exigências gerais para a naturalização são as seguintes:

  • Viver nos EUA como residente permanente por um período de tempo específico (Residência Contínua).
  • Estar presente nos EUA por períodos específicos de tempo (Presença Física).
  • Permanecer em seu estado ou distrito USCIS durante períodos determinados de tempo (Período de Tempo em Distrito USCIS ou Estado Americano).
  • Conduzir-se de forma legal e aceitável (Bom Caráter Moral).
  • Saber inglês e ter conhecimento da história e do governo dos EUA (Inglês e Civismo).
  • Entender e aceitar os princípios da Constituição dos EUA (Dedicação à Constituição).

O que quer dizer residência continua?

Residência contínua” significa que a pessoa precisa viver nos EUA como residente permanente por um certo período de tempo. A maioria das pessoas precisa ser residente permanente com residência contínua de cinco anos (ou três anos, se casado com cidadão americano) antes de começar seu processo de naturalização. Para refugiados, isso significa cinco anos da data da chegada nos EUA, que geralmente é a data da obtenção do status de residente permanente. Para pessoas que obtiveram status de asilado nos EUA, esse período de tempo começa um ano antes de obter o status de residente permanente.A data impressa no seu Cartão de Residente Permanente é a data em que começa o período de cinco anos. Se você sair dos Estados Unidos por um período longo, geralmente seis meses ou mais, corre o risco de “interromper” sua residência contínua.

O que quer dizer presença física nos Estados Unidos?

Presença física” significa que a pessoa esteve de fato presente nos Estados Unidos. Se você é residente permanente com pelo menos 18 anos de idade, é obrigado a ter estado fisicamente presente nos Estados Unidos por um período de, pelo menos, 30 meses durante os últimos cinco anos (ou 18 meses durante os últimos três anos, se casado com cidadão americano), antes de requerer naturalização.

 

Preciso saber falar inglês e saber sobre a história Americana para me tornar cidadão americano?

Em geral, é preciso demonstrar que sabe ler, escrever e falar inglês básico. É também necessário ter conhecimento básico da história e do governo dos EUA (também conhecido por civismo). É obrigatório passar no teste de inglês e no teste de civismo para provar seu conhecimento.

Várias escolas e organizações comunitárias ajudam os candidatos a se prepararem para o teste de cidadania. O guia A Guide to Naturalization fornece exemplos de perguntas que caem no teste. O escritório de cidadania (Office of Citizenship) do USCIS oferece produtos que ajudam a estudar para o teste como os cartões Civic Flash Cards e a publicação Learn About the United States: Quick Civics Lessons. Acesse esse material gratuito em http://www.uscis.gov.

As pessoas que são, comprovadamente, portadoras de deficiência física ou de desenvolvimento, que as torne incapazes de compreender o significado do juramento, não precisarão fazer o Juramento de Fidelidade.

 

Como é a cerimônia de naturalização?

Se o USCIS aprovar sua solicitação de naturalização, você precisa comparecer a uma cerimônia e fazer o Juramento de Fidelidade. O USCIS enviará o Formulário N-445, Notice of Naturalization Oath Ceremony (notificação de cerimônia de juramento de fidelidade) que contém informações sobre a data e horário de sua cerimônia. Você precisa preencher o formulário e levá-lo à cerimônia. Se você não puder ir à cerimônia determinada, é possível remarcar a data da cerimônia.

Seu Cartão de Residente Permanente deve ser devolvido ao USCIS quando chegar à cerimônia de Juramento. Só é cidadão quem já fez o Juramento de Fidelidade. Na hora do juramento um oficial lê o texto devagar, parte por parte, e pede para você repetir as palavras. Uma vez juramentado, você receberá seu Certificado de Naturalização. Esse certificado prova que você é cidadão americano. A cerimônia é um evento público.

 

Se eu me tornar cidadão americano perco a nacionalidade brasileira?

Em consequência da Emenda Constitucional de revisão nº3, de 09/06/94, não há qualquer restrição quanto à múltipla nacionalidade de brasileiros. A nacionalidade brasileira não exclui a possibilidade de possuir, simultaneamente, a nacionalidade norte-americana. A perda de nacionalidade brasileira somente ocorrerá no caso de vontade formalmente manifestada pelo indivíduo. Em suma, ao tornar-se cidadão americano, por processo de  naturalização, o cidadão brasileiro não perde automaticamente a cidadania brasileira, mas sim, passa a ter dupla cidadania: brasileira, por nascimento, e americana, por naturalização.

Tenho green card definitivo, mas já estou divorciada do meu marido, através de quem consegui minha residência. Quero requerer minha cidadania, mas não sei se terei problemas por ter divorciado 6 meses após receber o green card.

Não tem problema algum ter se divorciado, no entanto, devido ao divórcio, você só poderá aplicar para a naturalização após 5 anos com seu green card, ou mais especificamente, durante os três meses antecedendo seu quinto aniversário como residente (data esta que começa a contar a partir da data de emissão de seu green card).  Quando a pessoa se mantém casada com o cônjuge americano, pode aplicar para a cidadania três meses antes de completar 3 anos como residente, mas quando existe o divórcio, tem que esperar por 5 anos.

Vou dar entrada na minha cidadania este mês. Sou casada e penso em dar entrada no processo de residência do meu marido antes de receber a cidadania. Esta é a melhor solução, ou é melhor que esperamos?

Você deve primeiro se naturalizar e depois peticionar em favor dele – atualmente, numa média de 4 meses após entrada dos papéis vocês estarão sendo entrevistados e obtendo o green card, satisfeitos os requisitos.

Mais informações:
http://www.uscis.gov/citizenship/teachers/naturalization-information#eligibility_reqmts

Sobre o teste de cidadania:
http://www.uscis.gov/citizenship/learners/study-test

Fonte: Fonte: U.S. Citizenship and Imigration Services e Itamaraty.gov.br.