Abaixo de $10
Este ano o Wal-Mart vai colocar em suas prateleiras 100 diferentes brinquedos que vão custar apenas $10. É uma promoção de Natal que inclui desde barbies, jogos e transformes. No ano passado, a rede tinha colocado só 10 itens nesta oferta, mas este ano decidiu aumentar tendo em vista a crise econômica. Mas este incentivo não vem só para agradar ao consumidor. Na verdade, os varejistas estão se preparando para enfrentar um final de ano não tão gordo em vendas.
Mais com menos
A associação americana profissional de bancos publicou conselhos aos seus clientes de menor renda, com o objetivo de ensiná-los a fazer mais com menos. Entre as dicas, está a de não utilizar o cartão de crédito, dando preferência aos pagamentos em dinheiro ou com a função débito. A dica é válida, já que estimula a compra à vista e evita a formação de dívidas. No entanto, é possível mudar essa visão de que o cartão de crédito é um vilão e torná-lo um aliado do planejamento financeiro. Basta utilizá-lo de forma consciente.
Num piscar de olhos
O principal alerta dado pela associação americana sobre cuidados que devem ser tomados na utilização do cartão de crédito é que taxa de juros está entre as mais altas atualmente. Assim, para que o meio de pagamento não se transforme em um pesadelo e as dívidas em uma bola de neve, evite os atrasos e fuja do pagamento mínimo, que pode tornar a dívida impagável num piscar de olhos.
Cerveja
Para produzir um copo de cerveja são necessários 7 copos de água. Levando-se em conta os mais de 100 milhões de copos de cerveja consumidos pelos americanos anualmente, soma-se aí muita água. Uma parceira feita entre duas empresas deve amenizar as consequências do consumo de tanta água para produzir uma bebida alcoólica. A ideia é usar somente água da chuva. Além de economizar, elas querem alertar as pessoas de que a água de chuva pode tranquilamente ser usada para este fim ao invés de água tratada quimicamente. As empresas envolvidas são a RainHarvest Systems e a 5 Seasons Brewery, de Atlanta.
Imóveis
O estoque de imóveis a venda estaria diminuindo nas principais cidades do país, segundo um estudo feito recentemente pelo setor. Ele mostra que a oferta de casas e apartamentos caiu 23% em agosto em relação ao mesmo mês de 2008. É uma boa notícia, pois significa que o ritmo de vendas está crescendo e os compradores estão voltando, como já se tem percebido nos últimos meses. Mas isso não quer dizer que vivemos em céu de brigadeiro!
Imóveis II
Quem está pensando em comprar ainda deve duvidar quando lhe pedem pressa com o argumento de que as coisas estariam mudando. Já, quem pretende vender, deve continuar a ser flexível com as ofertas, porque há muitas casas que mais cedo ou mais tarde ainda têm que entrar no mercado, principalmente as que os bancos estão segurando para dar a impressão de que as coisas estão melhores.
Carro ecológico
A Panasonic japonesa desenvolveu uma tecnologia que combina células de bateria de lítio-íon padronizadas, usadas em laptops, a fim de acionar veículos elétricos, com o objetivo de atender à crescente demanda por carros ecológicos. A nova tecnologia provavelmente permitirá que a Panasonic produza baterias para carros elétricos pela metade do custo de baterias de lítio-íon desenvolvidas exclusivamente para veículos elétricos, porque poderá utilizar fábricas existentes e o conhecimento de produção que já desenvolveu. A Panasonic, que disputa com a Sony a posição de maior fabricante mundial de bens eletrônicos de consumo, anunciou que planeja comercializar as baterias dentro de quatro anos.
Vendendo a vó!
Nem a avó escapa! Brincadeira ou não, uma menina britânica de 10 anos tentou vender sua avó no eBay na semana passada e por incrível que possa parecer recebeu várias ofertas. O anúncio, porém, foi logo retirado por infringir a lei sobre o tráfico de seres humanos. Porta-voz do website tentou amenizar o ocorrido dizendo que foi uma brincadeira da menor e que a avó estava ciente do anúncio. No mínimo, uma brincadeira de mau gosto!
Horário de verão
O horário de verão no Brasil começa no próximo dia 18 de outubro e vai até 21 de fevereiro. Por aqui, o horário de verão termina no dia 1 de novembro, quando os relógios terão que ser atrasados uma hora. Com isso, por alguns meses, o fuso horário com a maior parte do Brasil passa a ser três horas.