O lutador brasileiro de MMA Thiago Silva recebeu uma fiança de $25 mil dólares em audiência no dia 7. O juiz do circuito de Broward, John Hurley, inicialmente havia negado fiança ao lutador, dizendo que, por ser brasileiro, Thiago poderia fugir para o Brasil para não enfrentar as acusações.
Ele foi preso no dia 6 de fevereiro, depois que policiais do Broward Sheriff’s Office disseram que ele apontou uma arma para sua esposa, no estacionamento de uma academia de jiu-jitsu, e ameaçou matá-la. Ele foi preso mais tarde em sua casa por oficiais do SWAT Team, que conseguiram convencê-lo a se entregar à polícia. Thiago ficou preso desde então e sem direito à fiança. As informações são da “NBC Miami” e “Local 10”.
Sua fiança veio com várias condições, o que inclui ficar longe de sua esposa, Thaysa Silva, com quem foi casado por 13 anos, de acordo com documentos da corte, mas se separou em 2012. Ela afirmou, durante a audiência, que tem medo que ele a mate. “Sim, eu tenho certeza que se ele sair da cadeia irá me matar”, disse ela, com a ajuda de um tradutor. Ela disse também que, no dia anterior, havia ligado para a polícia quando recebeu uma mensagem de texto com ameaças de Thiago.
Na noite do incidente, Thaysa estava treinando na academia Pablo Popovitch Brazilian Jiu-Jitsu Center (777 E. Pakland Park Blvd.), quando Thiago apareceu em um carro, buzinando sem parar, pedindo que ela saísse do estabelecimento. Ele então deu 10 segundos até que Pablo Popovitch, treinador de Thaysa, saísse, se não entraria na academia e atiraria em todos os alunos, que eram aproximadamente 25, disse a “NBC Miami”. Pablo chamou a polícia, que acabou prendendo Thiago em casa.
A esposa de Pablo, Fabianna Popovitch, também testemunhou na audiência, afirmando que não é mais amiga de Thaysa desde que descobriu que ela tinha um caso com seu marido por quase dois anos. Além de Fabianna e Thaysa, vários amigos de Thiago estavam presentes na audiência para apoiá-lo.
Scott Saul, advogado de Thiago, comemorou a liberação do brasileiro em uma rede social. “O lutador Thiago Silva será posto em liberdade. Lutei por um homem que foi apenas acusado, é presumidamente inocente e deveria estar fora da cadeia desde o começo”, postou.
Em relação à afirmação do juiz, de que Thiago seria um “flight risk”, podendo fugir para o Brasil para não enfrentar acusações, o próprio lutador afirmou não ter raízes em seu país. No final, o juiz deu direito à fiança para Thiago, de $25 mil dólares, mas ele terá que usar um bracelete eletrônico de monitoramento, entregar seu passaporte e treinar no condado de Palm Beach. Ele aguardará pelo julgamento em prisão domiciliar.
Quando preso, Thiago foi banido do UFC por Dana White, mas de acordo com seu empresário, Glenn Robinson, ele já recebeu proposta de outra organização de MMA.
Versão de Pablo
Em um comunicado em sua página no Facebook, Pablo disse que seu casamento com Fabianna já estava conturbado há anos e os dois finalmente estavam separados e vivendo em lugares diferentes. Tudo parecia bem, inclusive em relação à visita dos dois filhos, segundo Pablo. Até que ele descobriu que Fabianna estava causando intriga entre todos, enviando mensagens de texto, o que teria feito a história explodir com a ira de Thiago.
