As maiores votações do presidente reeleito Luiz Inácio Lula da Silva, da coligação "A Força do Povo" (PT/PRB/PCdoB), estão, em percentuais de votos válidos, no estado do Maranhão. Oito dos dez municípios onde Lula obteve mais de 95% dos votos estão no estado nordestino. É o caso de Central do Maranhão, Belágua, Serrano do Maranhão, Icatu, São Roberto e Lago Verde.
O maior percentual ficou com Central do Maranhão, onde Lula obteve 97,20%, contra 2,80% do candidato tucano Geraldo Alckmin, da coligação "Por um Brasil Decente" (PSDB/PFL).
O Rio Grande do Sul tem o cenário oposto. Lá estão seis dos dez municípios onde Alckmin teve os maiores percentuais. Entre eles, Arroio do Padre, Nova Pádua, São Marcos, Protásio Alves, Barão do Triunfo e Chuvisca. O destaque da lista fica para Arroio do Padre, onde o tucano teve 85,07% dos votos válidos, contra 14,93% do candidato petista.
O presidente reeleito derrotou o seu adversário em 4.014 municípios dos 5.564, ou seja, em 72,13%. Já Alckmin venceu em 1.550, o correspondente a 27,85%. E houve apenas um empate, no município paulista de Glicério, onde os dois tiveram exatos 1.383 votos cada um.
Lula derrotou o seu adversário em 19 estados e no Distrito Federal (DF) no segundo turno. O dado mostra a virada de Lula em três estados e no Distrito Federal, onde ele havia perdido votos para Alckmin no primeiro turno - um total de 10 estados. Alckmin manteve a liderança no Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, São Paulo e Roraima, embora em todos Lula tenha reduzido percentualmente a diferença em todos esses estados.
Nesta segunda-feira, um dia após o anúncio de sua vitória, Lula voltou para Brasília e seguie em carreata até o Palácio da Alvorada. Ele chegou de São Paulo, depois de ter acompanhado a apuração das eleições. Centenas de militantes do Partido dos Trabalhadores acompanharam a chegada de Lula na Base Aérea e o seguiram até o Alvorada., exibindo bandeiras e vestindo camisetas da campanha.
Ao chegar à residência oficial, Lula desceu do carro, cumprimentou os manifestantes e agradeceu a presença de todos. Ele voltou a afirmar que o segundo turno foi “uma dádiva de Deus”. “Houve quem achou que o segundo turno facilitaria a vida deles (adversários), mas facilitou a nossa”. Neste domingo, Lula fez um pronunciamento em um hotel de São Paulo e depois participou de uma festa na Avenida Paulista.
Agência Brasil