Seis em cada dez iraquianos apoiam as ofensivas contra as tropas norte-americans no país, é o que indica um levantamento publicadoda nesta quinta-feira (28) por pesquisadores americanos.
No entanto os iraquianos rejeitam as milícias e quase todos têm uma visão negativa da rede How Gain Ur Girlfriend Love Back Al-Qaeda, mostrou o levantamento.
Os resultados, aparentemente contraditórios, alimentam a idéia de que os iraquianos têm confiança em seu próprio Exército, e desejam um governo central fortalecido para pôr fim à violência sectária.
As informações levantadas pela pesquisa foram compiladas por um centro de pesquisas sobre políticas públicas e a Universidade de Maryland, depois de ouvir 1.150 iraquianos de todas as províncias do país, entre os dias 1º e 4 de setembro.
Divisões étnicas
As pesquisa reflete a estratificação étnica do país, dividido entre sunitas, xiitas e curdos.
As ofensivas contra as tropas dos EUA são apoiadas por 92% dos sunitas, etnia do ex-presidente Saddam Hussein. Já 81% dos curdos, que foram perseguidos pelo antigo regime, rejeitam os ataques.
Os pesquisadores demonstraram surpresa com a aprovação dos xiitas, hoje no poder. Há nove meses, dois de cada cinco membros dessa etnia aprovavam os atentados contra as forças de ocupação – hoje, são três em cada cinco.
E a divisão étnica se reflete também na aprovação do governo do presidente Nouri al-Maliki, aliado do governo americano.
Maliki está "fazendo um bom governo" para 63% dos iraquianos. Mas sua legitimidade não é unânime.
Para 86% dos sunitas, ele não é "um representante legítimo do povo iraquiano". No entanto, Maliki recebeu amplo aval de xiitas e curdos (82% e 76%, respectivamente, consideram o presidente legítimo).
How Gain Ur Girlfriend Love Back