Enquanto o presidente Barack Obama considera usar a ação executiva para retardar a deportação de milhões de imigrantes indocumentados, a prioridade do público em relação à política de imigração mudou, com mais pessoas favorecendo o foco em mais segurança nas fronteiras e mais rigidez nas leis de imigração.
Uma pesquisa nacional do Pew Research Center, feita de 20 a 24 de agosto com 1.501 adultos, descobriu que 33% acham que a prioridade deve ser mais segurança nas fronteiras e maior aplicação das leis de imigração, enquanto 23% priorizam a criação de uma forma para as pessoas que vivem ilegalmente no país tornem-se cidadãs caso preencham certos requisitos. Aproximadamente 41% acham que as duas questões devem ter prioridades iguais.
Essas prioridades mudaram desde fevereiro de 2013, início do segundo mandato de Obama. Na época, 47% achavam que os dois assuntos deveriam ter prioridades iguais, 25% achavam que a prioridade deveria ser na segurança das fronteiras e 25% acreditavam que a prioridade deveria ser a criação de um caminho para a cidadania.