
Em dezembro de 2012, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) publicou o mapa da cobertura e uso da terra do estado do Amazonas, a escala do documento é de 1:1.800.000, no papel impresso, 1cm equivale a 18 km de território. O mapa é resultado de um levantamento e classificação do tipo de uso da terra na região e em todo o território brasileiro.
Os dados foram atualizados e disponibilizados pelo IBGE com o intuito de auxiliar no planejamento e acompanhamento sobre as mudanças na cobertura e uso da terra, principalmente, sobre a gestão do território do Amazonas. O mapa também auxilia no estudo a respeito de conflitos socioambientais, avaliação dos impactos sobre os recursos naturais e seus processos de transformação, principalmente, para o zoneamento ecológico-econômico do estado do Amazonas.
O mapa foi composto a partir de 76 imagens do satélite Landsat TM5 (Tematic Maper), entre os anos de 2010 e 2012. As imagens abrangem todo o estado do Amazonas num projeto complementado com trabalhos de campos, estatísticas e literatura sobre o assunto.
Para compor o mapa, foi desenvolvido um sistema próprio de classificação de uso da terra que considera os seguintes aspectos:
- Áreas antrópicas não agrícolas (toda área construída, como áreas urbanas, complexos industriais e áreas de mineração);
- Áreas antrópicas agrícolas (como áreas de agricultura – temporária e permanente –, pastagem e silvicultura);
- Áreas de vegetação natural (as quais englobam todas as áreas de porte florestal e campestre, como florestas e campos), água (rios, lagos, lagoas etc.);
- E outras áreas (abrangendo áreas descobertas, solo exposto, como rochas nuas, por exemplo).
O Amazonas é um dos estados que compõe as 27 unidades federativas do Brasil, é o maior estado do país como 1.570.745,680 km², maior do que países da Europa como França, Espanha, Suécia e Grécia juntos. Até o ano de 2010, as UCPI (Unidades de Conservação de Proteção Integral) e as UCUS (Unidades de Conservação de Uso Sustentável) correspondiam a uma área de 369.788 km².
Acesse o mapa: http://www.ibge.gov.br/home/download/geociencias.shtm

