Muito brasileiro decide imigrar para os Estados Unidos quando as coisas não vão bem financeiramente, mas esse não foi o caso do médico infectologista, Rafael Carvalho, e sua esposa, a dentista Patrice.
O casal resolveu deixar para trás anos de prática em troca da qualidade de vida de sua família e poder proporcionar melhor educação para as duas filhas. Mas, algo que eles jamais desisitiram, foi da área de saúde e estão trabalhando bem no plano de proporcionar o bem estar aos residentes do sul da Flórida.
“Sempre viemos de férias para a região e era uma tristeza ir embora”, conta Rafael. “Temos duas filhas, de 15 e 17 anos, que querem fazer faculdade aqui. Apesar de estar tudo certo com nossas vidas, tínhamos aquela insatisfação com o Brasil, com a política, a segurança e pagando 35% do que ganhávamos em impostos”.
Há três anos, Rafael e Patrice resolveram se mudar de Goiânia para Boca Raton, prontos para um novo desafio: abrir uma clínica que integre saúde e beleza, como o nome já diz: Integrative Beauty & Spa, aberta há um ano.
Os primeiros dois anos de Estados Unidos serviram para o casal voltar à escola e se preparar para o novo desafio. Foram cursos para tirar as licenças necessárias, aprendendo sobre a área de negócios e se aprofundando no vocabulário médico inglês. Rafael se dedicou também a tirar seu certificado para médico estrangeiro e ainda tem mais tempo pela frente para alcançar o sonho de que sua clínica una a medicina brasileira e americana em um lugar só.
“O ideal é unir as duas coisas, e unir beleza com saúde”, explica. “Existe a ideia de associar medicina com doença e remédio, mas nós queremos uni-la com beleza e saúde”.
A Integrative Beauty Spa & Salon (2501 West Hillsboro Blvd, suíte 107 – Deerfield Beach, FL – 33422 – www.integrativehclinic.com), em Deerfield Beach, tem como carro chefe, no momento, a cosmetologia facial, oferecendo também limpeza e hidratação de pele, tratamento de acne, peeling, rejuvenescimento facial, além de maquiagem regular e permanente e depilação com cera quente, sempre contando com profissionais propriamente preparados e licenciados.
O projeto é de incluir ainda a acupuntura, enquanto Rafael se prepara para seu plano mais ambicioso de exercer a medicina também nos EUA, sua grande paixão. “Eu tenho ainda pacientes em Goiânia”, explica. “Como sou infectologista, tenho pacientes com AIDS que trato há anos. Eles, hoje, estão sendo tratados por meus colegas, mas a ideia é ir mais vezes para lá”.
Em Goiânia, o casal já tem uma clínica parecida com a que querem implementar aqui, a Clínica San Rafael, que inclui fisioterapia, medicina e spa.
“Boa saúde não é somente a ausência da doença. É o alcance consciente das melhores qualidades dos aspectos físico, mental, emocional, espiritual, do meio ambiente e social da experiência humana”, diz na descrição da clínica.

