O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) autoriou a instalação de seções eleitorais em duas escolas públicas de New York e Miami, para atender a eleitores brasileiros nas eleições de domingo(1).
Brasileiros vivendo no exterior só podem votar para presidente da República.
A decisão foi tomada durante julgamento de processo administrativo no qual o TRE-DF (Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal) encaminhou pedidos feitos pelos consulados brasileiros nos Estados Unidos e na Holanda, para a instalação das seções eleitorais.
De acordo com o TSE , o corregedor-geral eleitoral, ministro César Asfor Rocha, autorizou a instalação de seções em escolas de Miami e de Nova York, mas negou o pedido para instalar seções em instituições religiosas no estado norte-americano de Boston e na cidade de Rotterdam, na Holanda.
De acordo com o Cadastro Nacional de Eleitores divulgado pela Justiça Eleitoral, existem nos Estados Unidos, 18.317 eleitores brasileiros aptos a votar. Além destes, 2710 brasileiros que vivem nos EUA tiveram seu título cancelado, e não poderão votar nas eleições de domingo(1)
O brasileiro que esteja vivendo no exterior pode tirar dúvidas sobre sua condição eleitoral enviando um e-mail para [email protected]