A infância de meninas, principalmente, é marcada por sonhos, sonhos esses que normalmente estão ligados a carreiras de sucesso como tornar-se atriz, cantora ou modelo. O glamour dessas profissões é responsável por chamar a atenção de tantas pequenas sonhadoras. Mas o que ninguém imagina desde cedo é a ‘ralação’ que está por trás dos bastidores.
Especialmente a vida de modelo, exige cuidados diários, 24 horas por dia. Estar em dia com o espelho é imprescindível e exige muito, tanto do corpo como da mente. Alimentação correta e sem exageros, cuidados com cabelo e pele e, muitas vezes, abrir mão da vida pessoal e social para se dedicar totalmente ao trabalho são algumas características de quem se dedica às passarelas ou aos ensaios fotográficos.
Além de tudo, ser modelo é uma carreira precoce e quase sempre curta. Meninas
precisam vencer a imaturidade da idade e encarar os desafios da profissão se almejam ser uma modelo de sucesso. E o Brasil tem muitos exemplos. Entre as super models que se destacam pelo mundo afora, estão inúmeras brasileiras, como Gisele Bündchen, Adriana Lima, Alessandra Ambrósio, Isabeli Fontana, Isabel Goulart e Raica Oliveira.
Além dessas, a outros rostos bonitos que talvez não são tão conhecidos no Brasil, mas se destacam fora dele e levam a beleza e o nome do seu país para diversos lugares do mundo.
É o caso da modelo fotográfica, Geisa Maria Souza da Silva, 29 anos, natural do Rio de Janeiro.
Aos cinco anos de idade, já gostava de desfilar e participava de concursos. Mas a carreira oficialmente começou por ‘acaso’ aos 17 anos. Quando estava em um shopping no Rio de Janeiro, uma fotógrafa a viu passar e a chamou para pousar para os seus alunos em uma escola de fotografia.
“Esse trabalho foi uma grande porta para mim, pois eu selecionei algumas fotos dos alunos e fui na agência Mega Models, onde fui aprovada no mesmo dia”, conta.
Em 2005, ela resolveu apostar no mercado para modelos nos Estados Unidos. O local escolhido foi Miami, onde rapidamente conseguiu um contrato com a agência, Wilhelmina Models.
“Abandonei a agência brasileira, mas fui muito bem recebida em Miami. Os trabalhos começaram a acontecer muito rápido e eu resolvi ficar de vez”, diz a carioca.
Mas a estadia não se resumiu ao sul da Flórida. “Percorri a África do Sul, Alemanha, Grécia, México, Maldivas, Jamaica e outros lugares”, revela.
Há quatro anos, Geisa fixou residência em Miami, mas durante alguns meses do ano fica em Nova York, onde também tem agência.
Com tantas experiências, a brasileira traz na bagagem inúmeros trabalhos de destaque, como fotos para as revistas Cláudia, Cabelos Beleza & Cia, The Source, Fitness Magazine, Beleza Negra, Raça e Caras.
Entre os inesqueíveis, ela lista. “Sem dúvida foi o meu primeiro trabalho, um comercial para Pepsi, no qual fui uma indiana que tocava citara. Depois o clip com o cantor, John Legend, no qual eu tive que atuar. E também não posso me esquecer da campanha da Melissa Amazonista para o Brasil, que foi fotografada aqui em Miami em uma floresta maravilhosa, com uma produção de cabelo e maquiagem incrível”, lembra.
São justamente essas diversas oportunidades que a carreira oferece o que mais agrada a modelo. “A profissão te proporciona conhecer o mundo inteiro, culturas e pessoas diferentes. O retorno financeiro e muito bom e todo dia é uma novidade”, afirma.
Entretanto, como tudo na vida, também tem o lado negativo. “É uma carreira curta e não tem como trabalhar de modelo durante muito tempo, por isso, enquanto estiver trabalhando nessa área, já deve-se investir em uma outra coisa para o futuro”.
Inspirada na modelo brasileira Alessandra Ambrósio, “que faz sucesso mundialmente e está no ranking das melhores modelos do mundo, fazendo o tipo sexy, sem ser vulgar”, Geisa dá a dica para quem quer iniciar a carreira.
“Não demore muito para agir, pois a carreira é curta. Procure uma agência de modelos séria e invista em um book. Seja persistente, não deixe que o ‘não’ de algumas pessoas tire a sua fé, acredite. E, lembre-se: não é uma profissão só de glamour, como muitos pensam. Requer muita disciplina, abrir mão das noitadas, do gostoso bolo de chocolate, cuidar da pele, corpo e mente, levando uma vida saudável. Mas, com certeza, vai valer a pena”, conclui.

