O adolescente de 17 anos que salvou mãe e filho de afogamento na praia em Virginia Key, em Miami-Dade, morreu na quarta-feira, 2, dois dias depois de resgatar um menino de 9 anos e a mãe da criança. A informação foi confirmada por um porta-voz do Jackson Memorial Hospital, onde ele estava internado.
Cristian Burgos foi levado ao Jackson Memorial Hospital inconsciente depois de conseguir tirar mãe e filho da água na segunda-feira, 1°.
O jovem era estudante do último ano e e jogador de futebol na Miami Booker T. Washington High School. Na segunda-feira, ele foi pego pelas fortes correntes quando resgatou mãe e filho que não conseguiam voltar para a costa.
Os bombeiros realizaram os primeiros socorros no adolescente, que foi levado ao Ryder Trauma Center do Jackson Memorial Hospital em estado crítico. A mãe e o filho também foram levados ao hospital por precaução, mas não sofreram nada grave.
Os médicos tinham avaliado e disseram que o adolescente tinha apenas 2% de chance de sobreviver.
"Estou arrasada", disse Carmen Avendaño, a mãe do adolescente na noite de quarta-feira em Little Havana, onde vários amigos e parentes se reuniram para um memorial para o filho.
Adolescente fica em estado crítico após salvar mãe e filho de afogamento no sul da Flórida
"Se não fosse por ele, eu não estaria vivo agora", disse Elvia Venegas, acrescentando que se sente em dívida com a família. “Nosso pequeno herói morreu há menos de 10 minutos. Queremos agradecer a todos que oraram por sua recuperação sobrenatural. Obrigado a todos que doaram para ajudar sua mãe, do fundo de nossos corações. Pedimos que você mantenha a família, especialmente a mãe dele em suas orações. Deus abençoe todos vocês.", escreveu a família ao noticiar a morte do garoto. Uma página do GoFundMe foi lançada para ajudar nas despesas de funeral. De acordo com a página, a mãe do adolescente o criava sozinho e seu pai foi recentemente deportado para a Nicarágua. A família pediu às autoridades americanas um visto humanitário para que ele possa retornar para o funeral. Com informações do Sun Sentinel.Perigo das correntes no mar
Abaixo estão algumas dicas da polícia de Miami Beach sobre como fugir de uma correnteza: 1) Fique calmo. 2) Não lute contra a corrente. 3) Escape nadando lateralmente e, em seguida, em ângulo em direção à costa. 4) Se você não conseguir escapar nadando, flutue ou mantenha os pés em movimento como se estivesse andando dentro da água. 5) Se achar que não conseguirá chegar à costa, faça sinais com os braços para obter ajuda.
