O total de mortes provocadas pelo tsunami no Oceano Pacífico chega a 119 nesta quarta-feira. São 83 em Samoa, 30 em Samoa Americana e 6 em Tonga. Segundo Flomina Nelson, todas as cidades e estâncias turísticas da costa sul da principal ilha samoana estão destruídas pelas ondas gigantes provocadas por um terremoto.
Já na ilha de Sumatra, Indonésia, entre 100 e 200 pessoas morreram por causa de um outro abalo sísmico que atingiu a cidade de Padang. E também que cerca de 500 casas foram destruídas aproximadamente 100 pessoas estão soterradas, de acordo com autoridades na área. Acredita-se que esses números devem subir, pois vários prédios na cidade de 900 mil habitantes desabaram, segundo afirmou o vice-presidente, Jusuf Kalla.
O principal hospital de Padang desabou, estradas foram interrompidas por deslizamentos e o canal de televisão Metro Television disse que o teto do aeroporto da cidade cedeu. Com as comunicações interrompidas na área, as autoridades têm enfrentado dificuldade em receber informações sobre feridos e estragos.
Terremotos
Às 6h48 locais desta quarta-feira, um abalo sísmico de 8 graus na Escala Richter no leito submarino do Pacífico Sul provocou um tsunami que devastou as ilhas samoanas. Às 17h16 desta quarta-feira, um novo terremoto, de 7,6 graus de magnitude, foi registrado no Oceano Índico.
O evento foi registrado 53 km a oeste de Padang e em uma profundidade de 83 km, segundo o Instituto Geológico americano (USGS). O último abalo na Indonésia, no dia 2 de setembro, matou 123 pessoas na ilha de Java.