Pelo menos quatorze pessoas morreram, vítimas das tempestades de neve que castigam o nordeste dos Estados Unidos e o leste do Canadá. Segundo a agência “AP”, onze pessoas morreram nos EUA (cinco em Connecticut, uma no Maine, duas em Massachusetts e três em Nova York) e três no estado canadense de Ontario. Em sua maioria, são casos de adultos de idade avançada que tentavam limpar áreas de suas residências afetadas pela neve.
Uma tempestade de neve atingiu a costa leste da América setentrional na última sexta-feira, deixando centenas de milhares de lares e estabelecimentos comerciais sem luz, trancando e interrompendo o tráfgeo de carros. Espera-se que o mau tempo perdure até segunda-feira e atinja alguns Estados do interior estadunidense. Em algumas regiões do leste americano, mais de 90 cm se acumularam, alterando a rotina desta área densamente povoada. Até sábado, dia 9, 5,8 mil voos haviam sido cancelados.
A tempestade concentrou sua fúria em Connecticut, Rhode Island e Massachusetts, e a precipitação de neve mais intensa, 102 cm, ocorreu em Hamden, em Connecticut. O prefeito de Stratford (Connecticut), John Harkins, disse jamais ter visto tamanha precipitação de neve, que chegou a 15 centímetros por hora. "Até as escavadeiras estão ficando atoladas", afirmou à emissora local “WTNH”. A nevasca deixou 74 cm de neve em Portland, no Maine, quebrando um recorde de 1979, disse o Serviço de Meteorologia. Os ventos chegaram a 134 km/h em Cuttyhunk, Nova York, e derrubaram árvores por toda a região.
Vítimas
Connecticut (EUA): um homem de 73 anos morreu depois de se machucar enquanto limpava sua casa em Danbury; um homem de 49 anos retirava a neve da frente de sua residência quando passou mal e morreu; um homem de idade não informada foi encontrado morto em um acesso a Bridgeport; uma mulher na casa dos 80 anos foi atropelada por um caminhão em Prospect - o motorista fugiu. Não há informações sobre a quinta vítima, que foi confirmada pelo governador Dannel Malloy.
Massachusetts (EUA): duas pessoas morreram por envenenamento por monóxido de carbono em acidentes separados em Boston. Uma das vítimas era um menino de 11 anos, atordoado pelos vapores enquanto esperava dentro de um carro ligado para se manter aquecido, informou uma autoridade dos bombeiros. A outra vítima era um homem na casa dos 20 anos encontrado desacordado em seu carro.
Noa York (EUA): Em Poughkeepsie, um homem de 74 anos foi atingido e morto em uma estrada enevoada, relatou a mídia local; um homem de 23 anos foi morto em Germantown, Nova York, quando o trator que usava para limpar a entrada de sua casa rolou por uma encosta; em Long Island, um homem de aparentemente 58 anos passou mal e morreu quando retirava a neve de seu carro.
Maine (EUA): um homem de 75 anos dirigia seu carro quando o mau tempo impediu sua visão da estrada, fazendo com que o carro chocasse com uma árvore em Passadumkeag antes de cair no rio Penobscot.
Ontario (Canadá): uma mulher de 80 anos morreu quando limpava a neve depositava na frente de sua casa em Hamilton; um homem de 49 anos morreu após um acidente envolvendo vários veículos ao leste de Toronto; um homem de 57 anos também morreu em acidente de carro provocado pelo mau tempo em Prescott.
Sem energia
Prestadoras de serviços relataram que mais de 700 mil clientes ficaram sem energia em nove Estados à medida que a neve úmida e pesada derrubava galhos de árvores e cabos de energia. A usina de energia nuclear Pilgrim, em Plymouth, Massachusetts, perdeu a força e se desligou automaticamente no final de sexta-feira, mas não houve risco à população, disse a Comissão de Regulação Nuclear.
Em Boston, um jogo da Liga Nacional de Hóquei entre Tampa Bay Lightning e Boston Bruins, marcado para sábado, foi cancelado por causa da nevasca. Massachusetts, Rhode Island, Connecticut, Nova York e Maine declararam estado de emergência antes da tempestade.
Os correios suspenderam as entregas em parte destes cinco Estados, mais New Hampshire e Vermont. Embora Nova York tenha recebido 30 cm de neve, a plateia da Fashion Week assistiu aos desfiles matutinos de Ruffian e LaCoste indiferente a tudo. A neve esquentou a indústria de esportes de neve da Nova Inglaterra após um inverno seco que preservou os gramados verdes em boa parte da região.
As informações são da “AP” e “Reuters”.

