O Ministério da Justiça confirmou nesta sexta-feira (30) que recebeu um ofício enviado pelo governo dos Estados Unidos que trata da atuação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo a pasta, o conteúdo é de caráter meramente informativo e, por isso, não provocará nenhum encaminhamento ou providência.
A movimentação veio após o jornal *The New York Times* noticiar que Moraes passou a ser alvo da atenção oficial do governo norte-americano. Parlamentares conservadores dos EUA têm pressionado por investigações e possíveis sanções contra o ministro, criticando suas decisões relacionadas a bloqueios de contas em redes sociais e medidas contra aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro.
O NYT também informou que o Departamento de Justiça dos EUA enviou uma carta criticando a ordem de Moraes para a plataforma Rumble bloquear um usuário no território americano. Além disso, o Departamento de Estado estaria avaliando restringir vistos de autoridades estrangeiras envolvidas em ações consideradas como censura à liberdade de expressão — o que, segundo analistas, poderia abranger o caso de Moraes.
Segundo fontes do governo brasileiro, o documento não passou pela embaixada dos EUA no Brasil, sendo enviado diretamente da Casa Branca ao Ministério da Justiça. O gesto foi considerado incomum por diplomatas, mas interpretado como parte da nova postura política dos EUA sob a liderança de Donald Trump.
Fonte: G1

