O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta segunda-feira (8) que os países do Brics são “vítimas” de práticas comerciais ilegais e de “chantagem tarifária”. O discurso foi feito em reunião virtual com líderes de China, Egito, Indonésia, Irã, Rússia e África do Sul, entre outros. Lula destacou que a integração financeira e comercial entre os membros do bloco é uma alternativa segura para reduzir os impactos do protecionismo internacional.
O petista criticou sanções secundárias e o uso de sobretaxas, como a de 50% aplicada recentemente aos produtos brasileiros pelos EUA, sem citar diretamente o país. Ele também defendeu a reforma de organismos internacionais, ampliando parcerias dentro do Brics, e criticou a presença militar americana no Caribe, considerada “fator de tensão”.
Além disso, Lula reforçou o convite para a COP 30 em Belém e a criação de um conselho da ONU para mudanças climáticas. No âmbito digital, reafirmou a importância da soberania digital e anunciou que enviará ao Congresso projetos para regulamentar big techs no Brasil, prevenindo a concentração de poder e manipulação estrangeira.
Fonte: G1

