O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que a presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, poderá “pagar um preço muito alto” caso não coopere com Washington. A declaração foi dada por telefone à revista The Atlantic, um dia depois de Nicolás Maduro ter sido capturado por autoridades americanas e levado para um centro de detenção em Nova York.
Segundo Trump, o custo político e pessoal para Rodríguez pode ser “maior do que o de Maduro”, caso ela resista às demandas americanas. O secretário de Estado, Marco Rubio, disse que os EUA estão dispostos a trabalhar com líderes venezuelanos que “façam a escolha correta”, mas avisou que o país possui “diversas ferramentas de pressão”.
A prisão de Maduro provocou reação de aliados internacionais. A Coreia do Norte classificou a operação como “grave violação de soberania”, enquanto a China pediu a libertação imediata do líder venezuelano e defendeu diálogo interno “sem interferência externa”.
Maduro foi fichado pela Agência Antidrogas dos EUA (DEA) e será julgado em Nova York. Ele e a esposa, Cilia Flores, foram acusados de conspiração para narcoterrorismo, importação de cocaína, posse e conspiração para posse de metralhadoras e explosivos. Trump afirmou que os EUA estudam formar um “grupo de transição” para conduzir a Venezuela até um novo arranjo político.
Fonte: G1

