Como um garoto de nove anos conseguiu embarcar em um voo sozinho, sem documento, passagem aérea e mala, e viajar de Manaus para São Paulo? Esta é a pergunta que a polícia e a família estão tentando solucionar.
Emanuel Marques de Oliveira, 9, viajou em voo da Latam do aeroporto de Manaus, no Amazonas, ao Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, sábado, 26.
Ele foi descoberto como menor desacompanhado quando desembarcou em Guarulhos. A companhia aérea acionou a Polícia Federal e o Conselho Tutelar, que encaminhou a criança para um abrigo enquanto a recondução para Manaus era providenciada. Ele voltou para casa no domingo, 27.
A investigação apontou que a criança agiu sem a ajuda de adultos e realizou buscas na internet sobre como entrar em um avião despercebido.
De acordo com a polícia, a criança não tem histórico de violência familiar, tendo informado que o motivo da viagem seria o desejo de morar em São Paulo com outros familiares. A família da criança também foi ouvida e ela se encontra sob a tutela dos pais.
Em entrevista à TV Globo, a mãe do menino Danielly Marques da Silva, de 27 anos, contou que ele saiu de casa na manhã de sábado e pegou alguns ônibus no bairro Tarumã-Açu, zona oeste, até chegar ao aeroporto, na mesma região.
“Quando ele chegou no aeroporto, olhou os locais de voos e horários, já que está acostumado a viajar sempre com os pais. Ele passou em três vistorias e ninguém o notou. Só perceberam quando meu filho desembarcou em São Paulo. Fico pensando como uma criança passa pelo sistema de segurança de um aeroporto”, afirmou Danielly.
Segundo ela, que registrou queixa na delegacia de Manaus ainda no sábado, um funcionário da Latam ligou no mesmo dia às 22h para informar sobre a presença do menino.
Agora, o aeroporto e a Latam investigam como o garoto conseguiu burlar a fiscalização. O menor reembarcou em um voo no domingo (27), que chegou às 11h45 em Manaus, onde foi recepcionado pelas autoridades locais e a família.
“Após investigações internas junto ao sistema de segurança do aeroporto de Manaus, a empresa lamenta o ocorrido e informa que medidas de segurança já estão sendo reforçadas e tomadas para garantir que este tipo de situação não volte a ocorrer”, diz trecho da nota da Latam. Com informações da CNN e G1.

