A Casa Branca anunciou nesta sexta-feira, 15, a data em que turistas completamente vacinados contra a Covid-19, incluindo brasileiros, poderão entrar nos Estados Unidos.
Serão aceitos viajantes que tenham se vacinado com imunizantes aprovados pela Food and Drug Administration (FDA) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a partir de 8 de novembro, confirmou o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC).
“Este anúncio e data se aplicam a viagens aéreas internacionais e terrestres. Essa política é pautada pela saúde pública, rigorosa e consistente”, afirmou Kevin Munoz, secretário-assistente de imprensa da Casa Branca, em Washington.
Na última semana, o governo dos Estados Unidos havia anunciado a suspensão das restrições de viagem para brasileiros, mas não apontou uma data exata. Deixa de vigorar a exigência de quarentena para visitantes.
Para viajar para os Estados Unidos, será necessário apresentar a comprovação de vacinação e também o teste negativo de Covid-19 realizado até 72 horas antes da partida.
Um funcionário da Casa Branca disse à CNN mais orientações sobre "exceções muito limitadas" aos requisitos, juntamente com as vacinas Covid-19 que serão aceitas e outros detalhes operacionais antes da data de 8 de novembro.
"O CDC já informou as companhias aéreas que todas as vacinas aprovadas e autorizadas pela FDA, bem como todas as vacinas que têm uma lista de uso de emergência (EUL) da OMS serão aceitas para viagens aéreas. Prevemos que o mesmo será verdadeiro na fronteira terrestre, "disse o funcionário.
The US’ new travel policy that requires vaccination for foreign national travelers to the United States will begin on Nov 8. This announcement and date applies to both international air travel and land travel. This policy is guided by public health, stringent, and consistent. https://t.co/uaDiVrjtqi
— Kevin Munoz (@KMunoz46) October 15, 2021