O presidente Joe Biden nomeará a juíza federal de apelações Ketanji Brown Jackson para a Suprema Corte dos Estados Unidos. A indicação permite que Biden cumpra uma promessa de campanha de nomear a primeira mulher negra para o mais alto tribunal do país.
Se for confirmada pelo Senado, será uma escolha histórica que fará da graduada da Miami Palmetto High School a primeira mulher negra na Suprema Corte.
“A juíza Jackson é uma das mentes jurídicas mais brilhantes do país”, disse um comunicado da Casa Branca ao anunciar a decisão de Biden. “É uma candidata excepcionalmente qualificada, bem como uma candidata histórica, e o Senado deve avançar com uma audiência e confirmação justas e oportunas. ”
Nascida em Washington, D.C., Brown Jackson, 51 anos, passou a maior parte de sua juventude no sul da Flórida, onde seu pai trabalhava como advogado do conselho escolar de Miami-Dade e sua mãe trabalhava como diretora do ensino médio.
Formada em 1988 pela Miami Palmetto High School, Brown Jackson prosperou na equipe de debates da escola, uma experiência que ela credita por prepará-la para sua carreira jurídica. Ela se formou em direito pela Universidade de Harvard e iniciou sua carreira como assistente do juiz da Suprema Corte Stephen Breyer, o juiz aposentado que ela foi escolhida para suceder. Associated Press.