As viagens aéreas melhoraram após um fim de semana difícil que deixou milhares de passageiros presos em aeroportos do país. As companhias aéreas cancelaram mais de 3.500 voos nos EUA no fim de semana e atrasaram outros milhares.
Tempestades na Flórida, problemas de tecnologia na Southwest Airlines, companhia aérea doméstica mais movimentada, e problemas trabalhistas em outra transportadora acabaram causando cancelamentos e atrasos de voos.
FlightAware, um site que rastreia voos, notou grandes interrupções em vários aeroportos da Flórida, inclusive em Miami, Ft. Lauderdale, Tampa e Orlando, além de Baltimore, Nova York e outros aeroportos do país. JetBlue, Southwest, Alaska Airlines, Frontier, Spirit e American Airlines foram as mais afetadas, de acordo com a FlightAware, com JetBlue e Spirit cancelando um terço dos voos programados de domingo.
As companhias aéreas realizaram mais de 650 voos dos EUA até o final da tarde de segunda-feira, de acordo com o serviço de rastreamento FlightAware.com. Isso ocorreu após o cancelamento de mais de 3.500 voos – cerca de um em cada 13 – no fim de semana.
Tempestades levaram a Administração Federal de Aviação a limitar voos em grande parte da Flórida e interromper brevemente voos em vários aeroportos do estado no sábado. Isso causou um efeito cascata em todo o país pelo resto do fim de semana, e alguns viajantes relataram ter que esperar antes que pudessem ser colocados em outro voo.
Na segunda-feira, a Spirit, com sede em Miramar, na Flórida, cancelou mais de 250 voos, ou pouco mais de 30% de sua programação. A companhia aérea disse que estava se recuperando do mau tempo na Flórida e em outros lugares nos últimos dias.
“Leva tempo para colocar nossas tripulações e aviões de volta no lugar após vários dias de clima e restrições”, disse o porta-voz do Spirit, Erik Hofmeyer. “Estamos vendo melhores condições operacionais e esperamos retomar nossas operações normais nos próximos dias.”
A JetBlue Airways, que voa com frequência entre a Flórida e o Nordeste, cancelou cerca de 140 voos, ou 13% do total do dia.
A Southwest Airlines, que opera mais voos domésticos do que qualquer companhia aérea, cancelou cerca de 60 voos na segunda-feira, 1% de sua programação, depois de eliminar mais de 900 voos, ou cerca de 13% de seu total, no sábado e domingo. A companhia aérea também sofreu o que chamou de problemas de tecnologia intermitentes no fim de semana.
Apesar da melhora na segunda-feira, as companhias aéreas que fazem grande parte de seus voos na Flórida ainda estavam com dificuldades para cumprir a agenda, especialmente a Spirit Airlines, nesta terça-feira.
Além disso, as companhias aéreas estavam se preparando para outra rodada de tempestades que deveriam atingir a área de Dallas – lar da American e Southwest.
A Alaska Airlines, a quinta maior companhia aérea dos EUA, cancelou cerca de 40 voos ou 5% de sua programação na segunda-feira. No fim de semana, a companhia aérea parecia culpar o sindicato dos pilotos. Pilotos de folga fizeram piquetes nos aeroportos e em uma conferência de investidores da companhia aérea com sede em Seattle para protestar contra o ritmo lento das negociações de contratos nos últimos três anos. Fonte: Associated Press.