A National Rifle Association (NRA) iniciou sua convenção anual de 2022 em Houston, no Texas, nesta sexta-feira, 27. O evento vai até o domingo, 29, com convidados ilustres, como o ex-presidente Donald Trump e outros legisladores republicanos.
Por causa do tiroteio em uma escola do estado há poucos dias, o governador do Texas, Greg Abbott, cancelou sua aparição pessoal e discursará na convenção" através de vídeo pré-gravado."
Além de Donald Trump, vários republicanos de alto nível devem participar do evento, como o senador do Texas, Ted Cruz, a governadora de Dakota do Sul, Kristi Noem, e o vice-governador da Carolina do Norte, Mark Robinson.
A Reunião Anual e Exposições da NRA de 2022 contará com comentários do chefe da NRA, Wayne LaPierre, e Jason Ouimet, diretor executivo.
Em 2020 e 2021, o evento foi cancelado devido à pandemia de coronavírus, mas este ano a organização decidiu manter os planos, realizando a convenção durante o final de semana, mesmo em um momento em que tanto os direitos das armas quanto a própria organização estão sob discussão, especialmente depois de um tiroteio em uma escola primária em Uvalde, Texas, que deixou 21 mortos.
O fabricante do fuzil de assalto utilizado no massacre de Uvalde, Daniel Defense, indicou na quinta-feira (26) que não participará do evento "devido à horrível tragédia de Uvalde, onde um dos nossos produtos foi utilizado de maneira criminosa", anunciou um porta-voz da empresa. "Acreditamos que não é apropriado promover nossos produtos nesta semana", reiterou.
Desistências depois do tiroteio
No nível federal, dois legisladores do Partido Republicano pelo Texas, Deputado Dan Crenshaw, e o Senador John Cornyn, desistiram da convenção, embora nenhum deles tenha citado o tiroteio como o motivo de seus cancelamentos.
Pelo menos quatro músicos que deveriam cantar na convenção cancelaram suas apresentações, citando o tiroteio: Don McLean, Lee Greenwood, Larry Gatlin e Larry Stewart.
A reunião anual está aberta apenas aos membros da NRA. A organização tem atualmente mais de cinco milhões de membros. Os participantes são proibidos de entrar com "armas de fogo, acessórios de armas de fogo, facas e outros itens", incluindo mochilas e bastões de selfie, de acordo com seu site. Com informações da CNN.
????????BREAKING: President Donald Trump to address NRA members at the NRA-ILA Leadership Forum on Friday, May 27 in Houston, TX! https://t.co/FyEpVjQIvr
— NRA (@NRA) May 12, 2022