Quatro funcionárias de uma creche do Mississippi foram acusadas de abuso infantil após assustarem crianças com máscara de halloween. Uma quinta enfrenta duas acusações de contravenção, dizem as autoridades.
A dona da creche, Sheila Sanders, não está sendo acusada. Ela disse que pelo menos quatro das funcionárias foram demitidas depois que o vídeo mostrando as crianças assustadas veio à tona.
Os vídeos – um filmado em setembro e outro este mês – foram postados nas redes sociais. Eles mostram uma funcionária de uma creche no Lil' Blessings Child Care & Learning Center em Hamilton, uma comunidade não incorporada no nordeste do Mississippi, usando uma máscara de Halloween semelhante à dos filmes "Scream" e gritando com crianças que não "limparam ” ou “agir bem”.
As crianças podem ser vistas chorando, se encolhendo de medo e às vezes tentando fugir do "monstro".
Outra funcionária dá instruções, destacando quais crianças agiram bem ou mal. A funcionária com a máscara grita a centímetros dos rostos das crianças, mostra o vídeo.
Katelyn Johnson, uma mãe, disse à ABC News que ficou chocada depois de ver os vídeos e que seu filho de 2 anos ainda mostra sinais de trauma e tem dificuldade para dormir durante a noite, acrescentando que a filmagem “não é uma piada. E não é nada para rir."
O xerife do condado de Monroe, Kevin Crook, disse em um comunicado à imprensa que quatro das mulheres enfrentam três acusações de abuso infantil. Uma quinta mulher enfrenta acusações de não denunciar abuso e simples agressão contra um menor – ambos contravenções.
“Elas não podem usar punição corporal, então estavam usando a máscara para tentar assustar as crianças para que fizessem o que deveriam fazer”, disse Crook.
O departamento de polícia, o promotor público do condado e o promotor público se reuniram no início desta semana com os pais das crianças sobre o caso. Na quarta-feira, 19, pelo menos um conjunto de pais assinou queixas criminais de abuso infantil, disse ele, acrescentando que um juiz emitiu mandados na quinta-feira para as mulheres.
Sierra McCandless, 21; Oci-Anna Kilburn, 28; Jennifer Newman, 25, e Shyenne Shelton, 28, são acusadas de três acusações de abuso infantil. Traci Hutson, 44, enfrenta acusações de não denunciar abuso em relatório obrigatório e agressão simples contra um menor – ambos delitos.
A fiança foi fixada em US$ 20.000 cada para McCandless e Kilburn e US$ 15.000 cada para Newman e Shelton. Hutson não foi obrigada a pagar fiança.
As acusações criminais serão apresentadas ao grande júri para determinar se há provas suficientes para acusações formais, o que pode levar a julgamentos judiciais. Com informações da ABC e Associated Press.

