Mesmo que possam parecer um deleite provável no Halloween, não há nada de doce no fentanil arco-íris. Esta versão alarmante – e visualmente atraente – do potente e mortal fentanil parece perigosamente com as balas Sweet Tarts.
No final de agosto, a Drug Enforcement Administration dos EUA enviou um aviso ao público sobre uma nova forma de fentanil que aparece como pílulas coloridas semelhantes às balas Sweet Tarts. O fentanil é um opioide sintético que é cerca de 50 vezes mais potente que a heroína e cerca de 100 vezes mais potente que a morfina.
Por isso, com o Halloween se aproximando, autoridades como a procuradora-geral da Flórida, Ashley Moody, estão alertando os pais. Segundo ela, as agências de polícia estão vendo um aumento nos doces projetados para atrair crianças.
“Não tenho dúvidas de que os cartéis estão tentando propositalmente atingir crianças cada vez mais jovens para deixá-las viciadas, o que garantirá lucros consistentes”, disse Moody.
Embora não tenha havido nenhum caso de doces de Halloween contaminados na Flórida, Moody está pedindo aos pais que tenham cuidado.
O Dr. Gregory Loomis, o oficial de saúde do condado de Tippecanoe, em Indiana, recomenda que os pais fiquem de olho nos doces de seus filhos este ano para checar se há “fentanil arco-íris” no meio deles.
Relatos da droga apareceram em estados vizinhos de Indiana, como Illinois e Michigan, e o oficial de saúde acredita que os pais devem ser informados sobre a existência da droga.
“Entendo, como oficial médico do condado, se houver uma chance de que isso possa acontecer, e a DEA estiver enviando esses avisos, é meu trabalho proteger a saúde da comunidade. E assim, vou alertar a comunidade para o que uma agência governamental está me dizendo que pode ser um problema.”
"Este é apenas um lembrete, não é uma posição alarmista, é mais uma posição informativa. Muita informação pode ser melhor do que nenhuma", reforçou.
Até agora, não houve relatos de crianças recebendo fentanil arco-íris em substituição aos doces em seus sacos de doces ou travessuras. Loomis ainda acredita que os pais devem examinar os doces de seus filhos – apenas por segurança.
Quando se trata de fentanil, afirmou a DEA, “continua sendo a ameaça de drogas mais mortal que este país enfrenta”.
Em 2021, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças, 107.622 americanos morreram devido a overdoses de drogas, com 66% dessas mortes relacionadas a opioides sintéticos, como o fentanil.
No comunicado de agosto, a DEA observou que havia apreendido fentanil colorido em várias formas, incluindo pílulas, pó e blocos que se assemelham a um giz de calçada favorito da infância.
Em 19 de outubro, a NPR e outros meios de comunicação informaram que as autoridades apreenderam milhares de comprimidos suspeitos de fentanil escondidos em caixas de doces no Aeroporto Internacional de Los Angeles. Fonte: Journal&Courier.