A prática do 'Sextortion' (sextorção, em tradução livre) uma extorsão online que tem aumentado através das redes sociais e ameaça principalmente meninos adolescentes.
Sextorção é o termo que caracteriza a ameaça pela qual o agressor usa imagens íntimas da vítima para obrigá-la a fazer algo, como reatar o relacionamento ou pagar para não ser exposta.
As vítimas são em sua maioria adolescentes meninos, com idades de 11 a 16 anos, segundo o FBI. No ano passado, o crime fez cerca de 3.000 vítimas nos Estados Unidos, diz a agência.
Geralmente, os meninos são atraídos por um criminoso que se passa por uma menina da mesma idade ou próxima nas redes sociais. Ele envia mensagem e começa então um "relacionamento" como se fosse uma garota de verdade.
"A garota finge ter um interesse romântico pelo garoto, e um relacionamento é cultivado. Em algum momento, a 'menina' envia uma foto sexualmente sugestiva ao garoto e pede uma em troca. O garoto cumpre, e a extorsão começa. A 'garota' agora está desmascarada e demonstrada como chantagista que quer extorquir o garoto por dinheiro, cartões -presente ou outras formas de pagamento para impedir que as imagens explícitas sejam compartilhadas on -line com a família e os amigos do garoto ", alertou a polícia de Broward em um post essa semana (veja abaixo).
Em alguns casos, a vergonha e a culpa de ter sido enganado faz com que o menor esconda o problema da família e de amigos e passe a realmente pagar o criminoso. No entanto, a prática desencadeia problemas mentais e comportamentais graves nas vítimas, como depressão e em casos extremos, o suicídio.
"O garoto que era um aluno bom, suas notas caem. Ela era extrovertido antes do incidente, mas passa a ficar mais isolado, não deixa seu quarto e não sai de casa. E tudo isso é feito online", alerta o FBI, que diz que esses crimes estavam ligados a mais de uma dúzia de suicídios no ano passado.
"Eles se sentem presos, como se não pudessem sair. E eles acham que a única maneira de sair é através do suicídio. Converse com seu filho e certifique -se de que ele entenda que você está do lado dele, que você pode ajudá -lo ", orienta o agente especial do FBI, Kevin Kauffman.
O Centro Nacional de Crianças Faltas e Exploradas fornece serviços de apoio para as famílias que passam por isso, como aconselhamento e intervenção de crise, e conecta famílias que tiveram experiências semelhantes.
Para denunciar um caso de sextorção, ligue para 1-800-lall-fbi ou acesse https://tips.fbi.gov/
Financial sextortion is a dangerous internet-based crime growing in size and scope worldwide. Most often targeted are teenagers, who are often unprepared for the emotions that engulfs them. To learn more about financial sextortion and resources, visit https://t.co/6nkBsgwUsG pic.twitter.com/PDsXZP6yk1
— Broward Sheriff (@browardsheriff) February 28, 2023

