Outro recall de colírios está retirando 28 marcas das prateleiras das lojas, incluindo produtos de marca própria vendidos em varejistas como CVS, Rite Aid, Target e Walmart. O recall ocorre cerca de três semanas depois que a Food and Drug Administration dos EUA alertou as pessoas para não comprarem ou usarem o colírio.
A Kilitch Healthcare India está fazendo recall de colírios com datas de validade que variam de novembro de 2023 a setembro de 2025, citando “preocupações de segurança” devido aos investigadores da FDA encontrarem condições insalubres nas instalações onde os produtos foram fabricados, de acordo com um comunicado à imprensa publicado na quarta-feira, 15, pela agência.
O recall é um dos oito anúncios separados relacionados a colírios este ano, envolvendo dezenas de marcas diferentes vendidas em todo o país.
No caso de Kilitch, a FDA instou no final de outubro os consumidores a pararem de usar os produtos do fabricante, citando um “risco de infecções oculares que podem resultar em perda parcial da visão ou cegueira”. A agência disse que seus investigadores encontraram condições insalubres e “resultados positivos de testes bacterianos” em áreas de uma fábrica não identificada. Até 13 de novembro, Kilitch disse que não recebeu nenhum relato de efeitos adversos à saúde relacionados ao recall.
Alguns dos colírios podem já ter sido retirados das lojas, pois no início deste mês a FDA disse que CVS, Rite Aid e Target estavam retirando os produtos de suas prateleiras e sites.
O aviso de recall dizia que os distribuidores e varejistas que tivessem algum dos produtos recolhidos deveriam parar de distribuí-los. Enquanto isso, os consumidores devem parar de usar os colírios recolhidos e devolver os produtos ao local onde os compraram, disse o FDA.
Desde o início deste ano, uma série de recalls de colírios associados a quatro mortes e vários casos de perda de visão foi anunciada pela FDA. Em agosto, a agência alertou contra o uso de dois colírios adicionais devido ao risco de contaminação bacteriana ou fúngica.
Para ver a lista completa de colírios recolhidos, acesse aqui.
Fonte: CBS News.