Quase 25 milhões de pessoas no sudeste dos Estados Unidos ficaram sob alerta de congelamento emitido pelos escritórios locais do Serviço Meteorológico Nacional dos EUA.
O aviso entrou em vigor na noite de segunda-feira ,18, e foi até a manhã desta terça-feira , 19, em uma região que se estende do estado do Texas à Carolina do Norte. Alertas e avisos de geada também foram emitidos mais ao sul, em partes da Louisiana, Mississippi, Alabama e Geórgia.
As temperaturas frias foram estabilizadas na camada norte durante toda a semana, e esta terça-feira será mais um dia em que não se espera que as altas temperaturas ultrapassem os 30 graus Farenheit em cidades como Marquette, em Michigan, a Burlington, em Vermont.
O Serviço Meteorológico Nacional disse que o ar frio que flui sobre as águas relativamente quentes dos Grandes Lagos será o culpado pelo surgimento da neve com efeito de lago e será ainda mais intensificado à medida que um sistema de baixa pressão cruzar do Canadá para o Maine nos próximos dias.
A onda de frio é causada por um sistema de tempestades em rápido movimento que varrerá a camada norte do país esta semana e poderá trazer o acúmulo de neve para as principais cidades da região, como Minneapolis, Chicago e Green Bay, em Wisconsin – bem a tempo para o início da primavera.
A primavera chega oficialmente na terça à noite, mas com o ar frio entrando nos EUA vindo do Canadá esta semana – gerando alertas de congelamento em 11 estados do Sul – a adição desta tempestade rápida originada do noroeste do Pacífico pode trazer o clima de inverno para a camada norte e fazer com que pareça o meio do inverno.
Danos à colheita
Abaixo do normal para esta época do ano, Atlanta, Charlotte e Birmingham, Alabama, registraram temperaturas entre -6°C e –1°C, representando um risco para as colheitas.
“As condições de geada e congelamento matarão plantações e outras vegetações sensíveis e possivelmente vão danificar tubulações externas desprotegidas”, alerta o escritório do NWS em Peachtree City, na Geórgia.
Fonte: CNN e Fox Weather.
A powerful winter storm is slamming the Rocky Mountains in Colorado and closing I-70 between Denver and Silverthorne.? pic.twitter.com/D0mVBMv59E
— AccuWeather (@accuweather) March 14, 2024

