Fortes tempestades mataram pelo menos 15 pessoas, feriram centenas e deixaram um amplo rastro de destruição no domingo no Texas, Oklahoma e Arkansas, depois de destruir casas e destruir uma parada de caminhões onde dezenas buscavam abrigo em um banheiro durante o último clima mortal que atingiu a região central dos EUA.
As tempestades infligiram seus piores danos em uma região que vai do norte de Dallas ao canto noroeste do Arkansas, e o sistema ameaçou trazer um clima mais violento para outras partes do Centro-Oeste no final do dia. Nesta segunda-feira, 27, disseram os meteorologistas, o maior risco se deslocaria para o leste, cobrindo uma ampla faixa do país, do Alabama até perto da cidade de Nova York.
Sete mortes foram relatadas no condado de Cooke, Texas, perto da fronteira com Oklahoma, onde um tornado na noite de sábado atingiu uma área rural perto de um parque de trailers, disse o governador do Texas, Greg Abbott, em entrevista coletiva no domingo. Os mortos incluíam duas crianças, de 2 e 5 anos. Três familiares foram encontrados mortos em uma casa, segundo o xerife do condado.
As tempestades também mataram duas pessoas e destruíram casas em Oklahoma, onde os feridos incluíam convidados de um casamento ao ar livre, cinco pessoas no Arkansas e uma pessoa no Kentucky. Dezenas de milhares de residentes ficaram sem energia em toda a região.
No Texas, cerca de 100 pessoas ficaram feridas e mais de 200 casas e estruturas foram destruídas, disse Abbott, sentado em frente a uma paragem de camiões devastada perto da pequena comunidade agrícola de Valley View. A área foi uma das mais atingidas, com ventos atingindo cerca de 217 km/h, disseram autoridades.
“As esperanças e os sonhos das famílias e pequenas empresas do Texas foram literalmente esmagados por tempestade após tempestade”, disse Abbott, cujo estado sofreu sucessivos episódios de mau tempo, incluindo tempestades que mataram oito pessoas em Houston.
Não são esperadas mais mortes e ninguém foi dado como desaparecido no Texas, disse Abbott, embora as equipes de resposta estivessem fazendo mais uma rodada de buscas por precaução.
Pelo menos cinco pessoas foram mortas no Arkansas. Uma delas era uma mulher de 26 anos que foi encontrada morta do lado de fora de uma casa destruída em Olvey, uma pequena comunidade no condado de Boone, de acordo com Daniel Bolen, do escritório de gerenciamento de emergências do condado. Uma pessoa morreu no condado de Benton e mais dois corpos foram encontrados no condado de Marion, disseram as autoridades.
Em Oklahoma, duas pessoas morreram no condado de Mayes, a leste de Tulsa, disseram autoridades.
Em Kentucky, um homem foi morto no domingo em Louisville quando uma árvore caiu sobre ele, disse a polícia. O prefeito de Louisville, Craig Greenburg, confirmou que foi uma morte relacionada à tempestade nas redes sociais.
Tornados em Iowa na semana passada deixaram pelo menos cinco mortos e dezenas de feridos. Os tornados mortais surgiram durante uma época historicamente má para tornados, numa altura em que as alterações climáticas contribuem para a gravidade das tempestades em todo o mundo. Abril teve o segundo maior número de tornados já registrados no país.
Fonte: Associated Press.
At least 18 people, including 2 children aged two & five, were killed after tornadoes and severe storms ripped through Texas, Arkansas and Oklahoma over Memorial Day weekend
— True Crime Updates (@TrueCrimeUpdat) May 27, 2024
Seven of the fatalities were in Cooke County, Texas, as a deadly twister ravaged through a trailer park pic.twitter.com/4k4YIJNTx8