Uma nova ação judicial alega que hackers obtiveram acesso às informações pessoais de “bilhões de indivíduos”, incluindo seus números de Seguro Social, endereços e nomes de familiares - dados que poderiam facilitar fraudadores a se infiltar em contas financeiras ou fazer empréstimos em seus nomes.
A alegação surgiu em uma ação judicial movida no início de agosto por Christopher Hofmann, um residente da Califórnia que alega que seu serviço de proteção contra roubo de identidade o alertou de que suas informações pessoais haviam vazado para a dark web pela violação do “nationalpublicdata.com”.
O episódio teria ocorrido por volta de abril de 2024, com um grupo de hackers chamado USDoD acessando dados pessoais não criptografadas de bilhões de indivíduos da empresa de verificação de antecedentes National Public Data (NPD). No início deste mês, um hacker teria vazado uma versão dos dados roubados da NPD gratuitamente em um fórum de hackers, segundo o site Bleeping Computer.
Os arquivos roubados supostamente incluem 2,7 bilhões de registros, cada um listando o nome completo, endereço, data de nascimento, número do Seguro Social e número de telefone de um indivíduo, informou o site.
A National Public Data é uma empresa de dados com sede em Coral Springs, Flórida, que fornece verificações de antecedentes para empregadores, investigadores e outras empresas que desejam verificar os antecedentes das pessoas. Suas pesquisas incluem registros criminais, registros vitais, rastreamentos de SSN e outras informações, diz o site.
Até a manhã de quinta-feira (15), a empresa não havia se pronunciado sobre o ocorrido.
Não está claro se a NPD comunicou às pessoas interessadas sobre a invasão. A McAfee, empresa de segurança da informação, informou que não encontrou nenhum registro junto aos procuradores gerais do Estado. Alguns estados exigem que as empresas que sofreram violações de dados apresentem relatórios às suas procuradorias.
Os especialistas em segurança recomendam que os consumidores congelem seus arquivos de crédito nas três grandes agências de crédito, Experian, Equifax e TransUnion.
O congelamento de seu crédito é gratuito e impedirá que pessoas mal-intencionadas tomem empréstimos ou abram cartões de crédito em seu nome.
Você também pode obter um serviço de rastreamento que o alertará se seus dados aparecerem na dark web. Além disso, certifique-se de se inscrever na autenticação de dois fatores, o que dificultará o acesso dos hackers às suas contas.
Fonte: CBS

