Mais de 280 kg de metanfetamina foram encontradas escondidas em um carregamento de aipo na Califórnia, segundo as autoridades.
O incidente ocorreu na noite de 9 de agosto, quando os agentes da Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA (CBP) na Instalação Comercial de Otay Mesa, na Califórnia, encontraram um homem de 34 anos dirigindo um trator comercial que cruzava a fronteira do México para os Estados Unidos, de acordo com um comunicado emitido na segunda-feira (19) pela CBP.
“O motorista, que tinha um cartão de passagem de fronteira válido, estava transportando uma carga declarada como aipo”, disseram as autoridades. “Seguindo os procedimentos de rotina, os oficiais da CBP encaminharam o motorista, o veículo e a carga para uma inspeção mais minuciosa.”
Durante essa inspeção, uma cão farejador K-9 da CBP alertou os agentes sobre a presença de narcóticos e a polícia acabou interceptando 285 kg de metanfetamina contidos em 508 pacotes escondidos entre o aipo, com um valor de mercado estimado em aproximadamente US$ 755.000, disseram as autoridades.
“A vigilância e a experiência de nossos funcionários mais uma vez frustraram uma tentativa de contrabando de narcóticos disfarçados de produtos de uso diário”, disse Rosa E. Hernandez, Diretora do Porto de Otay Mesa. “Essa descoberta ressalta nosso compromisso inabalável de proteger nossas comunidades contra os perigos do tráfico de drogas.”
Os agentes da CBP apreenderam os narcóticos e o trator comercial envolvidos na tentativa de contrabando, e o motorista, até o momento não identificado, foi entregue às Investigações de Segurança Interna para uma investigação mais aprofundada.
A CBP atribui essa apreensão como resultado da Operação Apollo, “um esforço holístico de combate ao fentanil que começou em 26 de outubro de 2023, no sul da Califórnia, e se expandiu para o Arizona em 10 de abril de 2024”, disseram as autoridades. “A Operação Apollo se concentra na coleta de informações e parcerias e utiliza recursos de campo locais do CBP com a colaboração de parceiros federais, estaduais, locais, tribais e territoriais para combater o contrabando de fentanil para os Estados Unidos”.
A investigação desse caso continua em aberto.
Fonte: ABC News