Uma menina de 10 anos perdida numa densa floresta da Louisiana após sair de casa num episódio de sonambulismo foi salva graças a um operador de drone prestativo que a avistou usando imagens térmicas.
Peyton Saintignan desapareceu da sua casa perto de Shreveport por volta das 22h do dia 14 de setembro, relatou Jason Parker, xerife da região, ao programa "Good Morning America", da rede ABC, na segunda-feira (23).
Após familiares e amigos procurarem Peyton por cerca de uma hora, a polícia estadual da Louisiana e centenas de voluntários se juntaram à busca.
Uma câmera de trilha usada por caçadores tirou uma foto da menina de 10 anos, e foi tudo o que a equipe de busca e resgate teve para rastreá-la. No entanto, o operador de drone Josh Klober soube da busca massiva por Saintignan e quis ajudar.
Viajando cerca de 65km da sua casa no Arkansas, Klober chegou ao local em 15 de setembro com um drone com recursos de imagem térmica de sua empresa, Drone Management Services LLC, e começou a explorar a área. Peyton foi achada encolhida em posição fetal na mata cerca de 20 minutos depois que o drone decolou.
As equipes conseguiram direcionar os socorristas para sua localização e, momentos depois, por volta das 23h, a criança sonâmbula foi acordada pelo pai da sua melhor amiga e levada para um local seguro.
Saintignan havia caminhado por mais de 3 quilômetros da sua casa quando foi encontrada.
Estatísticas mais recentes compiladas pela empresa DIJ, líder mundial em tecnologia de imagens aéreas, mostram que drones estão diretamente envolvidos na salvação de mais de 1.000 pessoas em perigo em mais de 40 países diferentes. Só na América do Norte foram 312 casos registrados.
“Os drones são uma ferramenta essencial para salvar vidas de operadores de busca e resgate em todo o mundo, e é encorajador ver como os civis com drones frequentemente se voluntariam para ajudar em emergências críticas”, disse Christina Zhang, Diretora Sênior de Estratégia Corporativa da DJI. “Temos a missão de compartilhar com o mundo a importância da tecnologia de drones para os homens e mulheres que colocam suas vidas em risco para que todos nós possamos salvar pessoas de danos graves.”
O Mapa de Resgate com Drone da DJI rastreia incidentes em que a polícia, os bombeiros, as equipes de resgate e os transeuntes usaram drones para salvar pessoas do perigo desde o primeiro resgate conhecido em 2013. A DJI compila resgates com drones a partir de notícias e publicações em mídias sociais de fontes confiáveis, como departamentos de polícia, bombeiros e esquadrões de resgate voluntários.
Cada incidente é inserido no Drone Rescue Map com o local e a data, uma breve descrição, um link para a história ou publicação original e uma maneira fácil de compartilhar esses incidentes on-line. O mapa e a contagem da DJI não incluem incidentes quando um drone é simplesmente usado como parte de um processo de busca mais amplo; em vez disso, um drone deve ter localizado, auxiliado e/ou resgatado diretamente uma pessoa em perigo.
“Somos gratos pelo fato de os drones civis terem salvado tantas pessoas em todo o mundo”, disse Adam Welsh, Diretor Global de Políticas da DJI. “Apelamos ao público e a outras partes interessadas da sociedade para que divulguem como os drones podem realmente ajudar e que restringir o acesso das agências de resgate a essa tecnologia - por falta de financiamento ou por outros motivos - coloca vidas em risco.”
A DJI incentiva o público e as equipes de busca e resgate de todo o mundo a adicionar suas histórias de resgates com drones, enviando-as por meio do formulário na parte inferior da página do mapa.
Fonte: Extra; GMA

