Mais uma morte foi relatada ligada ao surto de listeria nos EUA, que os Centros de Controle e Prevenção de Doenças vincularam às carnes frias Boar's Head.
A agência anunciou uma atualização na quarta-feira (25) que “a partir de 23 de setembro, um total de 59 pessoas infectadas com a cepa de surto de Listeria foram relatadas em 19 estados”.
“Uma pessoa ficou doente durante a gravidez e continuou grávida após se recuperar. Dez mortes foram registradas, incluindo uma em Illinois, uma em Nova Jersey, uma em Nova York, uma na Virgínia, uma na Flórida, uma no Tennessee, uma no Novo México, duas na Carolina do Sul e, a partir desta atualização, uma morte adicional em Nova York”, compartilhou o CDC.
No mês passado, depois que uma amostra de salsicha de fígado da Boar's Head deu positivo para a cepa de listeria monocytogenes do surto, o fabricante de alimentos emitiu um recall de todos os itens produzidos em suas instalações na Virgínia e operações de pausa, de acordo com o Serviço de Inspeção e Segurança Alimentar do Departamento de Agricultura dos EUA.
Os inspetores da agência detalharam dezenas de violações regulamentares na fábrica em seus registros recém-divulgados, disse o USDA, incluindo mofo preto, bolor, teias de aranha e insetos que foram encontrados repetidamente em todo o local.
O recall, que foi ampliado a partir de seu aviso inicial em 26 de julho, inclui aproximadamente 3 milhões de kg de 71 produtos produzidos entre 10 de maio de 2024 e 29 de julho de 2024, sob as marcas Boar's Head e Old Country.
Os itens incluem carnes prontas para o consumo e produtos de aves destinados ao fatiamento em delicatessens de varejo, além de alguns itens embalados, distribuídos em todo o país e exportados para as Ilhas Cayman, a República Dominicana, o México e o Panamá, segundo a agência.
A Listeria é uma bactéria que, de acordo com o CDC, pode permanecer em superfícies como cortadores de carne e até mesmo em alimentos refrigerados.
Estima-se que 1.600 pessoas contraiam intoxicação alimentar por listeria a cada ano e cerca de 260 morrem, de acordo com o CDC.
Fonte: ABC News

