O número de crianças mortas por gripe entre 2023-2024 estabeleceu um novo recorde, depois que uma nova morte foi relatada na semana passada, de acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC).
Foram 200 mortes pediátricas relacionadas à gripe na temporada de 2023-2024, em comparação com o pico anterior, de 199, durante a temporada de 2019-2022.
Cerca de 80% das crianças que morreram de gripe nesta temporada não foram totalmente vacinadas, mostram os dados do CDC. Quase metade tinha pelo menos uma condição médica preexistente.
De acordo com o CDC, todos com mais de seis meses de idade devem tomar a vacina anual contra a gripe antes do final de outubro. Crianças de até 8 anos que recebem sua primeira vacina contra a gripe devem receber duas doses.
Idosos com mais de 65 anos, que correm maior risco de doenças graves, incluindo hospitalização e morte, podem optar por uma dose mais alta da vacina para maior proteção.
As taxas de vacinação contra a gripe entre crianças vêm diminuindo nos últimos anos. Cerca de 53,9% das crianças foram vacinadas contra a gripe nesta temporada, cerca de 2,2% a menos que na temporada passada e 8,5% a menos que na pré-pandemia.
Estimativas mostram que a vacinação contra a gripe reduz o risco de consultas médicas para gripe em cerca de dois terços e reduz pela metade o risco de hospitalização entre crianças.
O vírus da gripe se espalha o ano todo, mas a atividade da gripe geralmente aumenta no outono e inverno, atingindo o pico entre os meses de dezembro e fevereiro.
Fonte: ABC News