Nos dias que antecedem o Natal, a Administração de Alimentos e Medicamentos dos EUA (FDA) elevou o alerta sobre alguns ovos distribuídos para lojas Costco, devido ao risco de contaminação por salmonela. A agência reclassificou os ovos afetados para o nível mais alto de alerta, o Classe 1, indicando que há uma "probabilidade razoável" de que o consumo desses ovos possa causar "consequências graves para a saúde ou até morte".
Os ovos afetados são da marca Handsome Brook Farms, linha Kirkland de Ovos Orgânicos de Pasto (24 unidades), distribuídos para lojas Costco nos estados do Tennessee, Alabama, Geórgia, Carolina do Norte e Carolina do Sul. Aproximadamente 10.800 unidades foram distribuídas em 25 lojas Costco a partir de 22 de novembro. O recall inicial foi feito apenas cinco dias após a distribuição, em 27 de novembro, mas a FDA reclassificou o produto como um recall Classe 1 em 20 de dezembro.
A Handsome Brook Farms afirmou que o recall foi iniciado após a descoberta de que ovos não destinados para distribuição no varejo foram, por engano, embalados e distribuídos de forma inadequada. A empresa implementou controles adicionais na cadeia de suprimentos e treinamento para evitar novos erros.
Os ovos afetados possuem o código de produto (UPC) 9661910680 e data de validade até 5 de janeiro de 2025.
A FDA recomendou que os consumidores não consumam o produto e, se o possuírem, devolvam-no à Costco para reembolso integral ou descartem os ovos. De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), os sintomas de infecção por salmonela incluem cólicas estomacais fortes, náusea, diarreia, vômito, dor de cabeça e perda de apetite. Os sintomas geralmente surgem entre seis horas e seis dias após a infecção e duram de quatro a sete dias. No entanto, crianças menores de 5 anos, adultos acima de 65 anos e pessoas com o sistema imunológico enfraquecido podem desenvolver doenças mais graves, que exigem tratamento médico ou internação.
Fonte: ABC

