As taxas de juros dos financiamentos de hipotecas nos Estados Unidos subiram esta semana, atingindo o maior nível desde julho. A taxa média do empréstimo de 30 anos passou de 6,85% para 6,91%, de acordo com o levantamento da gigante hipotecária Freddie Mac. Há um ano, essa taxa estava em 6,62%.
O aumento nos custos dos financiamentos reflete a alta nos rendimentos dos títulos, que os credores usam como referência para precificar os empréstimos. Já a taxa média do financiamento de 15 anos, bastante procurada por quem deseja refinanciar, subiu de 6% para 6,13%, também o maior nível desde julho. Um ano atrás, essa taxa era de 5,89%.
As taxas de juros vêm subindo desde que o Federal Reserve (banco central dos EUA) sinalizou, no mês passado, que deve reavaliar sua taxa básica de juros somente duas vezes este ano, uma previsão bem abaixo das quatro reduções que eram previstas em setembro.
A razão para esse ajuste mais cauteloso é a persistente inflação, que continua acima da meta de 2% do Fed, apesar de ter diminuído desde os picos de 2022. Economistas também temem que as políticas econômicas do presidente eleito, Donald Trump, como o aumento significativo das tarifas de importação, possam agravar a inflação.
Fonte: ABC

