O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta terça-feira (25) a criação de um novo programa para substituição do visto de investidor estrangeiro "EB-5", com a introdução do “gold card”. O novo modelo permitirá que estrangeiros comprem a cidadania americana por meio de um investimento de US$5 milhões.
De acordo com Trump, o “gold card” será uma alternativa ao programa EB-5, que concede “green cards” a indivíduos dispostos a investir substanciais somas de dinheiro ou criar empregos nos EUA. "Vamos vender um gold card", afirmou Trump, explicando que o valor seria de aproximadamente US$5 milhões e que o novo visto ofereceria os benefícios do green card, além de ser uma via para a cidadania americana.
O presidente também indicou que o modelo permitiria que pessoas com grande poder aquisitivo obtivessem cidadania, atraindo investidores para o país. Ao ser questionado sobre a elegibilidade de oligarcas russos, Trump afirmou que essa possibilidade existiria. O secretário de Comércio, Howard Lutnick, criticou o programa EB-5, apontando falhas como fraudes e transações duvidosas, e defendeu a implementação do novo “gold card”.
O presidente também indicou que o modelo permitiria que pessoas com grande poder aquisitivo obtivessem cidadania, atraindo investidores para o país. para dar lugar ao “gold card” de Trump, com detalhes adicionais sendo revelados nas próximas semanas.
O Programa de Investidores Imigrantes EB-5, administrado pelos Serviços de Cidadania e Imigração dos EUA, foi criado pelo Congresso na década de 1990 para “estimular a economia por meio da criação de empregos e investimentos de capitais de investidores estrangeiros”, segundo o site da agência.
Fonte: CNN

