O presidente Donald Trump anunciou na sexta-feira (15) que os Estados Unidos vão estabelecer as taxas de importação para a maioria dos países nas próximas semanas. Segundo Trump, cartas com as novas tarifas serão enviadas pelo secretário do Tesouro, Scott Bessent, e pelo secretário de Comércio, Howard Lutnick, informando às nações quanto terão que pagar para fazer negócios nos EUA.
“Temos, ao mesmo tempo, 150 países que querem fazer acordo, mas você não consegue se reunir com tantos países assim”, disse Trump durante uma mesa redonda de negócios entre Estados Unidos e Emirados Árabes Unidos. “As taxas serão muito justas, mas vamos dizer às pessoas quanto terão que pagar para fazer negócios nos EUA.”
A administração Trump tem negociado com o Reino Unido, China e outros grandes parceiros comerciais nas últimas semanas, após o anúncio de tarifas históricas em 2 de abril, que impõem altas taxas de importação para quase todos os países do mundo.
Empresas americanas, como Walmart e Target, bem como muitas pequenas empresas, pagam essas tarifas sobre os produtos que importam – não os países produtores. Esses custos geralmente são repassados aos consumidores americanos na forma de preços mais altos.
Fonte: CBS