O ex-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, que recentemente foi diagnosticado com câncer de próstata em estágio avançado, falou pela primeira vez sobre sua condição nesta segunda-feira (19). Em uma breve declaração, Biden, de 82 anos, ressaltou a importância da resiliência em momentos difíceis. "O câncer afeta a todos nós. Como muitos de vocês, Jill (Biden, sua esposa) e eu aprendemos que somos mais fortes nos momentos difíceis. Obrigada por nos ajudar com amor e apoio", disse Biden.
O diagnóstico, divulgado no domingo (18), revelou que o câncer de Biden já se espalhou para os ossos, caracterizando metástase, e recebeu um escore de Gleason 9 — um dos mais altos na escala que mede a agressividade do câncer de próstata. O exame foi realizado na semana passada após Biden apresentar sintomas urinários e a presença de um pequeno nódulo.
Até o momento, a equipe do ex-presidente não divulgou detalhes sobre o tratamento que será adotado, mas a situação traz à tona preocupações antigas sobre a saúde e a idade de Biden, que já era o presidente mais velho a ocupar o cargo na história americana. Essas preocupações foram decisivas para que Biden desistisse de tentar a reeleição, apesar de seu histórico de resiliência e superação ao longo de sua carreira política.
Fonte: G1