O governador da Califórnia, Gavin Newsom, afirmou que vai processar a administração do ex-presidente Donald Trump após o envio da Guarda Nacional para Los Angeles no fim de semana, sem sua autorização. Em publicações nas redes sociais, Newsom acusou Trump de “escalar a situação” e de “federalizar ilegalmente” a Guarda Nacional, chamando a ação de “ilegal e imoral”.
Os soldados foram enviados em resposta a protestos e confrontos violentos que ocorreram após operações do ICE na cidade. Vídeos mostram tropas usando gás lacrimogêneo e munições não letais contra manifestantes reunidos perto do Metropolitan Detention Center. O chefe da polícia de Los Angeles informou que 39 pessoas foram presas.
Trump justificou o envio das tropas dizendo que os manifestantes eram “baderneiros e insurrecionistas” e criticou duramente Newsom e a prefeita de L.A., Karen Bass. O governador, por sua vez, enviou uma carta ao secretário de Defesa, Pete Hegseth, pedindo a retirada imediata das tropas, alegando que “não há necessidade” da presença militar na cidade.
Apesar de os dois terem conversado por cerca de 40 minutos no sábado, não está claro se o envio das tropas ocorreu antes ou depois da ligação. A ação federal foi desencadeada após a prisão de pessoas durante as operações do ICE, incluindo indivíduos acusados de crimes graves, como abuso infantil e violência doméstica.
Fonte: CBS