O ex-presidente Donald Trump sugeriu que poderá estender novamente o prazo para que a ByteDance, empresa chinesa proprietária do TikTok, venda o aplicativo para investidores norte-americanos. “Provavelmente sim”, respondeu Trump ao ser questionado por repórteres no Air Force One sobre a possibilidade de uma nova prorrogação. Ele acrescentou que a aprovação do governo chinês pode ser necessária, mas demonstrou otimismo: “Acho que o presidente Xi acabará aprovando”.
Trump já prorrogou o prazo duas vezes. A primeira extensão foi por ordem executiva em 20 de janeiro, primeiro dia de seu atual mandato, depois que a plataforma ficou temporariamente fora do ar devido a um veto aprovado pelo Congresso e confirmado pela Suprema Corte. A segunda ocorreu em abril, quando as negociações com investidores americanos estavam avançadas, mas fracassaram após a China recuar devido ao anúncio de tarifas por Trump.
Ainda não está claro quantas vezes o ex-presidente poderá ou pretende estender o prazo, enquanto o governo continua tentando viabilizar um acordo. Trump tem uma presença forte na plataforma, com mais de 15 milhões de seguidores, e reconheceu que o TikTok foi importante para ampliar sua base entre os eleitores mais jovens. Em janeiro, chegou a afirmar que tem um “carinho especial pelo TikTok”.
Fonte: ABC