O Departamento de Saúde Pública de Massachusetts (DPH) emitiu um alerta após suspeitas de que dez pessoas tenham contraído botulismo iatrogênico — uma forma rara, mas grave da doença — após receberem aplicações de Botox no spa Rodrigo Beauty, localizado na Granite Avenue, em Milton. Segundo registros do estado, o spa pertence a Rodrigo de Medeiros Siqueira, que possui licença de esteticista válida até 2026, mas não é um profissional de saúde licenciado para realizar procedimentos médicos como a aplicação de toxina botulínica.O órgão pede que qualquer pessoa que tenha feito o procedimento entre 1º de maio e 4 de junho entre em contato com o departamento de saúde local ou com o próprio DPH.
O botulismo iatrogênico pode ocorrer quando a toxina botulínica, usada no Botox, se espalha além do local da aplicação. Os sintomas incluem visão turva ou dupla, fala arrastada, dificuldade para respirar e engolir, pálpebras caídas e fraqueza muscular progressiva. Casos mais graves podem exigir tratamento hospitalar imediato. “O reconhecimento precoce e o tratamento adequado podem melhorar significativamente os resultados”, disse o DPH.
As autoridades reforçam que o Botox deve ser aplicado apenas por profissionais qualificados. O uso de produtos não aprovados pela FDA (agência reguladora dos EUA), técnicas inadequadas e dosagens erradas aumentam o risco de complicações como o botulismo.
O alerta chega meses após a prisão de Rebecca Fadanello, brasileira dona de um spa em Stoughton com filiais em Easton e Randolph. Ela é acusada de usar Botox e preenchedores falsificados importados ilegalmente da China e do Brasil. Rebecca foi indiciada por importação ilegal de mercadorias e venda de medicamentos e dispositivos falsificados, após realizar milhares de aplicações com produtos comprados pelo site Alibaba.
Fonte: CBS