O senador estadual da Califórnia, Scott Wiener (Democrata), apresentou um projeto de lei que proibiria agentes da lei – locais, estaduais e federais – de cobrirem o rosto ou deixarem de se identificar durante interações com o público. A proposta, batizada de No Secret Police Act (SB 627), surge em meio ao aumento das operações do ICE (Imigração e Alfândega dos EUA) em Los Angeles e outros pontos da Califórnia, que provocaram protestos e tumultos recentes.
Wiener afirmou que a intenção é evitar que agentes ajam como “polícia secreta”, sem identificação e usando trajes táticos, o que classificou como uma ameaça à democracia. No entanto, representantes do Departamento de Segurança Interna (DHS) condenaram duramente a proposta e a retórica do senador, dizendo que ela põe em risco a segurança de agentes que enfrentam agressões, doxxing e ameaças.
Autoridades federais e locais conservadoras, como o ex-xerife de Los Angeles Alex Villanueva e a assistente do procurador-geral Harmeet Dhillon, também criticaram o projeto, alegando que ele é juridicamente inválido, pois estados não podem legislar sobre normas aplicadas a forças federais.
O debate ocorre num momento de tensão entre o governo de Gavin Newsom e o ex-presidente Donald Trump, que intensificou ações migratórias na Califórnia. Lideranças democratas, como a prefeita de Los Angeles, Karen Bass, acusam Trump de espalhar medo e causar sofrimento a famílias imigrantes.
Fonte: FOX