O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) anunciou o recall voluntário de pratos prontos de frango com fettuccine Alfredo, vendidos sob as marcas Marketside (Walmart) e Home Chef (Kroger), devido ao risco de contaminação por Listeria monocytogenes. O fabricante FreshRealm afirmou que os produtos podem estar associados a um surto da bactéria que já atingiu 13 estados, resultando em 17 casos, 16 hospitalizações, três mortes e uma perda fetal.
Os itens afetados incluem embalagens com datas de validade até junho de 2025, produzidos nas instalações da FreshRealm na Califórnia, Geórgia e Indiana. O CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças) indicou que quatro das vítimas haviam consumido especificamente frango Alfredo antes de adoecerem. A bactéria foi detectada em uma amostra rotineira em março, que foi destruída antes de chegar ao mercado, mas investigações subsequentes não identificaram a origem exata da contaminação.
A FreshRealm pediu que os consumidores descartem os produtos ou os devolvam às lojas. A empresa ressaltou que não recebeu relatos diretos de doenças causadas por seus pratos e que colabora com autoridades sanitárias para garantir transparência. A listeriose, causada pela bactéria, é especialmente perigosa para gestantes, recém-nascidos e pessoas com imunidade comprometida.
Fonte: ABC

