Agentes da Patrulha de Fronteira dos Estados Unidos estacionaram caminhonetes em frente ao Museu Nacional Nipo-Americano, em Los Angeles, na manhã desta quinta-feira (14), enquanto o governador da Califórnia, Gavin Newsom, realizava uma coletiva para anunciar um novo plano de redistritamento. O chefe da Patrulha, Gregory Bovino, afirmou que os agentes estavam em “patrulhas móveis” na área e confirmou a prisão de uma pessoa no local.
O gabinete de Newsom publicou nas redes sociais um vídeo denunciando a presença dos agentes como tentativa de intimidação, afirmando: “Não seremos intimidados!”. Já o Departamento de Segurança Interna declarou que as operações “não têm relação com o governador” e que a patrulha atua diariamente em diversas regiões de Los Angeles para “garantir a segurança da cidade”.
A prefeita Karen Bass, que também compareceu ao local, classificou a ação como “provocativa” e “desrespeitosa”. Ela disse não acreditar que a presença fosse coincidência e acusou os agentes de “enfrentar deliberadamente” o governador. Bass tem sido crítica frequente das operações de imigração na cidade e dos métodos usados durante essas ações.
Fonte: CBS

