Agentes federais dos Estados Unidos apreenderam 163 animais exóticos, incluindo pítons, tarântulas e centopeias, escondidos dentro de uma caminhonete Toyota prateada que tentava cruzar a fronteira em direção ao México. A apreensão ocorreu em 22 de outubro, durante uma inspeção no Anzalduas International Bridge, no Texas, segundo comunicado da U.S. Customs and Border Protection (CBP).
Entre os animais encontrados estavam mais de uma dúzia de espécies de pítons, mais de 30 tipos de cobras, incluindo uma rara ghost Aztec jungle boa, além de salamandras, sapos e lagartos barbados. O motorista foi preso e o veículo apreendido. Os animais foram recolhidos pelo Serviço de Pesca e Vida Selvagem dos EUA (U.S. Fish and Wildlife Service), que agora conduz a investigação criminal.
O diretor do porto de entrada de Hidalgo/Pharr/Anzalduas, Carlos Rodriguez, afirmou que o contrabando de animais exóticos tem aumentado na região e reforçou a importância da parceria entre as agências federais para garantir que o comércio de fauna obedeça às leis ambientais.
Casos semelhantes vêm sendo registrados com frequência. Em abril, dois americanos tentaram contrabandear um macaco-aranha escondido em uma mochila, e nos últimos 18 meses quase 90 filhotes dessa espécie foram apreendidos na fronteira do Texas, segundo o agente Jim Stinebaugh, do Fish and Wildlife Service. O macaco-aranha é considerado criticamente ameaçado de extinção e figura entre os 25 primatas mais ameaçados do mundo, de acordo com a Wildlife Conservation Society.
Fonte: CBS

