O governo dos Estados Unidos assinou um acordo de cooperação com o Paraguai que estabelece as bases legais para a atuação de militares americanos e de funcionários civis do Departamento de Defesa no país sul-americano. O anúncio foi feito pela Secretaria de Estado dos EUA após reunião entre o secretário Marco Rubio e o chanceler paraguaio Rubén Ramírez Lezcano.
Segundo o comunicado oficial, trata-se de um Acordo de Estatuto de Forças (SOFA, na sigla em inglês), instrumento que define direitos, deveres e o status legal de tropas estrangeiras em outro país. O texto não prevê, necessariamente, a instalação de bases militares permanentes, mas permite treinamentos conjuntos, cooperação multinacional, ações humanitárias, resposta a desastres e outras atividades de segurança compartilhadas.
O acordo está alinhado à nova Estratégia de Segurança Nacional dos EUA, divulgada no início do mês, que coloca a América Latina como área prioritária de interesse estratégico. O documento retoma elementos da Doutrina Monroe e defende maior presença militar para controle de rotas marítimas, combate ao narcotráfico, contenção da migração irregular e enfrentamento a cartéis, inclusive com uso de força letal, se necessário.
Fonte: G1

